quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Estreias de cinema de 16 de Novembro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes

Com acção situada várias décadas antes dos eventos relatados na trilogia de ficção científica “Jogos da Fome”, escrita por Suzanne Collins e já transposta para o grande ecrã por Francis Lawrence em quatro filmes, este quinto episódio tem por base o romance homónimo que Collins editou em 2020.  
 
Agora, conhecemos um Coriolanus Snow de 18 anos, quando se tornava mentor de Lucy Gray Baird – a representante feminina do 12º. Distrito nos Jogos da Fome – e nada parecia prever que se tornaria o próximo ditador de Panem.
 
Novamente com assinatura de Lawrence, que desta vez segue um argumento de Michael Lesslie e Michael Arndt, o elenco conta com Tom Blyth, Rachel Zegler, Hunter Schafer, Josh Andrés Rivera, Jason Schwartzman, Peter Dinklage e Viola Davis.  



O Meu Nome é Alfred Hitchcock

Realizado, em 2022, pelo crítico e historiador de cinema Mark Cousins – o reconhecido autor de “A História do Cinema – Uma Odisseia” (2011), “As Mulheres Fazem Cinema” (2018), “Os Olhos de Orson Welles” (2018) ou “Marcha sobre Roma” (2022) –, este documentário marca os 100 anos passados sobre o filme “Number 13”, a primeira obra de Alfred Hitchcock (1899-1980), um dos realizadores mais marcantes e influentes da história do cinema. 

Guiados pela voz de Hitchcock (narrada por Alistair McGowan) e “espreitando o seu mundo”, acompanhamos o seu percurso cinematográfico através de imagens de arquivo e aprendemos significados e técnicas usadas por si para cativar os espectadores em alguns dos seus filmes mais conhecidos, tal como “A Corda” (1948), “Chamada para a Morte” (1954), “A Janela Indiscreta” (1954), “Vertigo - A Mulher Que Viveu Duas Vezes” (1958), “Intriga Internacional” (1959), “Psico” (1960), “Os Pássaros” (1963) e outros talvez menos conhecidos do público. 



O Mestre Jardineiro

Narvel Roth é o chefe dos jardineiros de Gracewood Gardens, a enorme propriedade de Norma Haverhill, uma viúva rica e exigente. De carácter calmo e controlado, ele é meticuloso no trabalho, que lhe serve de escape emocional. 

A vida ali corre tranquila até Norma decidir acolher em casa a sua problemática sobrinha-neta Maya, que abandonou os estudos depois de perder os pais e que precisa de dar um novo rumo à sua vida. 

Narvel fica encarregue de apoiar Maya e de lhe ensinar a arte da hortofloricultura, algo que inicialmente o incomoda. Com o passar do tempo, porém, a relação entre eles estreita-se, o que vai desestabilizar a dinâmica daquela casa e fazer vir ao de cima segredos inesperados. 

Apresentado, fora de competição, no Festival de Cinema de Veneza, um “thriller” escrito e realizado por Paul Schrader ("American Gigolo", "Vingança ao Anoitecer", “No Coração da Escuridão”, “The Card Counter: O Jogador”), com actuações de Joel Edgerton, Sigourney Weaver e Quintessa Swindell.