quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Será o mundo atual tão diferente do da Antiguidade?



Com a escrita límpida e fluida a que já nos habituou, Irene Vallejo está de volta com Alguém falou sobre nós, editado pela Bertrand Editora.

Este novo título da autora de O Infinito num Junco reúne alguns dos textos que ela publicou na sua coluna semanal do jornal Heraldo de Aragón. São crónicas que partem das vivências da sociedade e do ser humano da atualidade para as comparar com as ideias, os desafios e as práticas da Antiguidade Clássica.

Com esta compilação, Irene Vallejo mostra-nos como a realidade dos dias de hoje pode estar tão surpreendentemente próxima da dos clássicos da tradição greco-romana.

«A possibilidade de aceder a uma informação tão abundante na Internet está a alterar a utilização da memória e a própria mecânica do saber. Uma experiência desenvolvida nos Estados Unidos mediu a capacidade de recordar de uns voluntários. Só metade é que sabia que os dados para reter se guardavam num computador. Aqueles que pensaram que ficavam gravados não se esforçaram tanto para os memorizar. (…) O filósofo grego Platão viveu a época na qual a escrita começava a disseminar-se numa civilização até então oral. Era um progresso fascinante, mas Platão receava que os homens abandonassem o esforço da própria reflexão. Criticou este grande avanço cultural (embora, por incrivel que pareça, o tenha feito por escrito): “Aquele que aprender letras terá esquecimento, ao descurar a memória, já que, fiando-se nos livros chegará à recordação a partir de fora”.»

Sobre a Autora

Irene Vallejo é apaixonada pela mitologia grega e romana desde tenra idade. Estudou Filologia Clássica, doutorando-se nas Universidades de Saragoça e Florença. É escritora, colunista do El País e do Heraldo de Aragón, palestrante e promotora de educação e do conhecimento sobre o mundo clássico. Partilha com os outros, diariamente, a sua paixão pela Antiguidade, pelos livros e pela leitura. Em 2020, recebeu o Prémio Nacional de Literatura 2020 (Espanha) na categoria de ensaio com o livro O Infinito num Junco.