O Super Bock em Stock, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro na Avenida da Liberdade em Lisboa, e a Filtr Portugal anunciam parceria para a edição deste ano do Festival.
Deste modo, a curadoria do Palco Tranquilidade, situado na Garagem EPAl, estará a cargo da Filtr Portugal, que traz ao Super Bock em Stock nomes como Capital da Bulgária, VSP AST (lê-se “Vespa Asiática”), xtinto e Yang, artistas que complementam este Festival tão especial, uma montra de talento e tendências da música nacional e internacional.
A missão da Filtr Portugal é “facilitar o acesso a conteúdos relevantes para um público cada vez mais exigente e a parceria com o Super Bock Em Stock, é um movimento natural de uma plataforma cujo ADN é conectar as pessoas ao melhor que a música e o entretenimento podem oferecer”.
A Filtr é uma marca que disponibiliza playlists, para qualquer ocasião ou humor, em diferentes plataformas digitais. O foco da marca é apostar na qualidade das suas playlists, oferecendo listas de diferentes géneros, com uma curadoria alinhada com o seu público.
Em 2023, pensando na expansão da presença da marca em outras plataformas e conteúdos, a Filtr lançou a “Filtr By” e a “Filtr Convo”, onde o primeiro é um espaço único e exclusivo para performance de artistas e o segundo é uma conversa que acontece no mundo visual filtrado pela performance Filtr By e resulta de um desafio lançado a cada artista de trazer consigo quem quiser para ter uma conversa.
Capital da Bulgária, é o nome artístico de Sofia Reis, cantora, compositora e produtora de Sintra. A artista, recém-assinada pela Sony Music, já conta com três singles editados, “cansada de ti”, “coração em jejum” e “escova-de-dentes”, todos eles integrantes do álbum de estreia que será editado ainda este ano. Com uma capacidade única de abordar o que lhe vai na alma em potentes canções, ao mesmo tempo que comunica com o exterior num efeito espiral de humor e sentidos bem apurados, Capital da Bulgária já deu provas de todo o seu potencial na escrita, voz e até mesmo na produção. Foi em 2021 que se estreou nas edições com o EP "Pequeno-Almoço", do qual faz parte o single "Nuvem". Letrista e compositora, gosta de arrancar pela letra, se bem que na maior parte das vezes é a melodia que aparece em primeiro lugar. As histórias que conta surgem das suas próprias vivências, sendo que o talento não lhe fica só pela música ou mesmo pela produção. Dona de uma aptidão multifacetada, Capital da Bulgária tem deixado o seu cunho artístico em todos os processos de criação, desde a canção, ao design, à direção de fotografia e ao vídeo. Recusa os rótulos à música que faz e não sabe dizer se tem inspirações diretas, no entanto, sabe sim que tudo o que consome a alimenta. Nomes como Yebba, Labrinth, Bill Withers, Bo Burnham, Finneas, H.e.r., Rex Orange County, Victoria Monét, Yuri N5, T-Rex e Salvador Sobral, fazem parte do seu dia a dia. Capital da Bulgária atua no Super Bock em Stock no dia 25 de novembro.
VSP AST (assim mesmo, estilizado com as iniciais) é o voo picado de Fernando Gariso, artista natural de São Martinho do Bispo, em Coimbra. Aluno do punk, parte de referências como Machine Gun Kelly, XXX Tentacion, Juice Wrld e Lil Peep, assim como de clássicos como Nirvana, Green Day ou Linkin Park, para resgatar uma sonoridade melódica dominada por guitarras, baterias e produção contemporânea de estúdio. VSP AST (Vespa Asiática) acaba de lançar mais um single, "Stars", disponível em todas as plataformas digitais e acompanhado de um videoclipe, com realização de Nurb, também já disponível no YouTube. Depois do single "Road Trip", chega-nos este "Stars", com letra e música do próprio VSP AST, e com uma mensagem para alguém muito especial, partindo da ideia de um amor não correspondido. Indeciso e curioso Vespa tenta expor o que sente numa carta. Fica agora a dúvida se vai obter resposta. A resposta do público chegará no dia 25 de novembro, no Super Bock em Stock.
Das verdejantes encostas de Ourém, até às ruas da malha urbana lisboeta, passando por palcos por todo esse país, a jornada de xtinto pelo panorama musical português tem sido colorida e singular. Nascido Francisco Santos, o multifacetado artista oureense estreou-se este ano nas longas-durações com o aclamado projeto “Latência”. Este seu primeiro álbum é o seguimento dos múltiplos singles, os EPs Inacabado e Ventre, e a mixtape Odisseia com que tem agitado as águas ao longo da sua carreira na música lusa, iniciada em 2015. Desde os hinos vencedores de galardões de ouro até às faixas mais experimentais nas entranhas da vanguarda sonora portuguesa, a viagem de xtinto põe agora os olhos no futuro, em preparação de mais um projeto em 2024. xtinto é um dos nomes mais promissores da nova geração de músicos portugueses e passa pelo Super Bock em Stock, no dia 24 de novembro.
Cantor e produtor nascido em Lisboa, Yang apresentou-se em 2020 ao mundo da música com o primeiro EP “MODUS OPERANDI”, em colaboração com Nanu, produtor musical com quem partilha os primeiros passos do caminho. “MODUS OPERANDI” é o reflexo da diversidade musical existente ao longo do processo de trabalho e da descoberta de uma identidade. Da mistura de tons às rimas e melodias, podem-se encontrar neste projeto temas como “WWA” ou “Ceia”. Um ano e meio depois, a mesma dupla regressa apresentando o álbum “Overtime”. É através de 11 músicas que o artista, juntamente com Nanu, explora a sua própria razão, assim como as relações próximas e o ambiente em que está envolvido. Dos refrões cativantes à mensagem como um todo, são diversas as emoções que se podem sentir ao ouvir "Overtime”, sendo possível experienciar uma aproximação ao artista. “Vais” foi o tema que mais se destacou, embora o projeto seja bastante homogéneo na forma como foi recebido pelos ouvintes. Para iniciar 2023 apresentou “Não Me Leves a Mal”, “Compensa” e “Fica Pra Depois” já em colaboração com Sony Music. Até à data, estes três temas já contam com mais de 250.000 streams nas plataformas digitais, e permitem imaginar qual será a próxima paragem deste artista e da sua equipa. No dia 24 de novembro ela vai ser o Super Bock em Stock.