segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Oeiras Parque reforça o seu compromisso com a sustentabilidade



Um dos pilares do Oeiras Parque é a sustentabilidade e, por isso, tem feito um forte investimento e apostado em ações neste âmbito. Este ano, o Shopping da Linha instalou painéis fotovoltaicos, dinamizou várias iniciativas de sensibilização ambiental, adicionou novas medidas aos seus processos internos e foi responsável pela reciclagem de milhares de toneladas de resíduos.

Em outubro, foram instalados 1.472 painéis fotovoltaicos, que vão permitir a redução de 529 toneladas de emissões de CO2 por ano. Este investimento traz múltiplas e significativas vantagens ambientais, nomeadamente o ganho de autonomia energética; o facto de utilizar um recurso inesgotável e sustentável, o sol; não ter impacto negativo no ambiente, como a emissão de gases com efeito de estufa, contaminação do solo, água ou ar; e não ter consequências adversas na saúde da comunidade envolvente.

Com a integração de processos estruturais de separação de resíduos, o Oeiras Parque fez a diferença reciclando, até outubro, 774 toneladas de resíduos (RSU – 495 toneladas; vidro – 7 toneladas; plástico – 23 toneladas; papel/ cartão – 157 toneladas; metal –1 tonelada; resíduos orgânicos – 79kg; resíduos eletrónicos – 9 toneladas).

Em prol da sustentabilidade e da proteção do ambiente, a reciclagem é uma das medidas já implementadas no Shopping da Linha, assim como a iluminação LED, os postos de carregamento para veículos elétricos, o sistema de descarga de água controlada nas torneiras e ainda um ponto eletrão à disponibilidade dos clientes.

A estas iniciativas junta-se o facto de o Oeiras Parque dispor de robots de limpeza que permitem a poupança de litros de água e de produtos de limpeza. Além de terem métricas de m2 de lavagem indicam também os locais que são intervencionados. Adicionalmente, são usados sacos reutilizáveis que permitem uma poupança mensal de 20kg de sacos de utilização única, sendo o intuito a curto prazo criar mais tamanhos de sacos para outras aplicações e tentar reduzir ao máximo utilização de sacos descartáveis.

A organização de eventos de cariz ecológico no Oeiras Parque, muitas vezes com recurso à arte, é também uma das iniciativas constantes para sensibilizar os visitantes para a importância do contributo de todos na construção de um futuro melhor e mais sustentável.

Exemplo disso foi a Exposição “Mar Vivo”. Numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, a mostra tinha como objetivo sensibilizar para a importância da preservação do ecossistema marinho e da adoção de comportamentos mais sustentáveis para garantir o futuro do planeta. As oito peças criativas, patentes nesta exposição, foram inspiradas em espécies marinhas vulneráveis e foram desenvolvidas com recurso a resíduos recicláveis, por alunos do 4º ano do concelho de Oeiras.

Entre setembro e outubro, o Shopping recebeu também a “Art From The Sea”, uma exposição de arte com vertente ecológica que já percorreu o mundo. Da autoria dos artistas do coletivo artístico Skeleton Sea, esta mostra era constituída por cinco esculturas impactantes de grandes dimensões, criadas a partir de lixo recolhido nas praias. Incluía desde uma representação de um “peixe do futuro” até a uma instalação com 250 chinelos diferentes, com o objetivo de alertar para a necessidade de mudança da ação humana, que é tão destrutiva para os oceanos, de modo a garantir que estes seres distópicos nunca serão mais do que um produto da imaginação.

Mais do que defender a importância que as medidas de Sustentabilidade têm no equilíbrio das necessidades presentes, o Oeiras Parque colocando em prática ações ambientalmente responsáveis e reconhecendo a importância do seu papel como agente ativo nesta mudança de comportamentos, pretende impactar positivamente o futuro, contribuído para um planeta mais duradouro e sustentável.