Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Wish: O Poder dos Desejos
Asha é uma rapariga inteligente e optimista que vive em Rosas, um reino governado pelo Rei Magnífico, um homem narcisista que adora o poder que exerce sobre os seus súbditos. Um dia, quando ela pede um desejo ao céu estrelado, algo de extraordinário acontece: surge-lhe uma pequena bola de energia chamada Estrela. Juntas, sempre acompanhadas pelo bode Valentino, elas vão tentar libertar o reino do controlo do tirano, provando o quão poderosa pode ser a vontade de alguém que acredita na energia cósmica que existe dentro do coração de cada um.
Produzida pelos Walt Disney Animation Studios – que, em 2023, celebram o seu 100.º aniversário – e distribuída pela Walt Disney Pictures, uma comédia musical animada que tem realização de Chris Buck (“Tarzan”, “Dia de Surf”, "Frozen” 1 e 2) e do estreante Fawn Veerasunthorn. Na versão original, as vozes de são de Ariana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk, Angelique Cabral, Victor Garber, Natasha Rothwell, Harvey Guillén, Evan Peters, Ramy Youssef e Jon Rudnitsky.
Napoleão
Realizado por Ridley Scott, escrito por David Scarpa e protagonizado por Joaquin Phoenix, um épico de cavalaria sobre a ascensão e queda do imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821), ainda hoje considerado um dos maiores comandantes da história.
Alistado, bastante jovem, nas forças da Revolução Francesa como oficial de baixa patente, Napoleão foi escalando as hierarquias, liderando várias campanhas militares bem-sucedidas durante as Guerras Revolucionárias Francesas, que ocorreram entre 1792 e 1802. Revelando-se um estratega brilhante, tornou-se imperador de França entre os anos 1804 e 1814 (e, posteriormente, em 1815, durante o seu Governo dos Cem Dias), comandando grande parte da Europa continental antes do seu colapso final. A par disso, o filme acompanha a relação, algo tóxica e obsessiva, com a sua mulher, Josephine (Vanessa Kirby), que conheceu em 1795 e que amou até ao fim dos seus dias.
O Misterioso Caso de Lázaro Lafourcade
Com Ruy de Carvalho no papel de Lázaro Lafourcade, o patriarca de uma família aristocrática, este filme realizado por Tiago Durão é um tributo ao actor “pela sua carreira e pela sua entrega à arte de representar”.
A trama é ambientada na década de 1950 e segue o misterioso caso do assassinato de Lázaro após um jantar de família organizado na casa pertencente aos Lafourcade. Será investigado por um dedicado inspector da polícia, que tem que avaliar a fundo cada um dos presentes naquela fatídica noite e perceber as suas verdadeiras intenções.
O elenco conta ainda com José Raposo, Dalila Carmo, Pedro Lamares, Maria José Paschoal, Lídia Muñoz, Isac Graça, Ruben Gomes, Guilherme Barroso e Erica Rodrigues.