sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Entrar na Bíblia pela porta da cozinha



Sentados à mesa de Deus. Assim se reúnem os fiéis para celebrar a fé e a religião. E é com base nesta premissa que Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti escreve A Mesa de Deus. Os Alimentos da Bíblia, um livro que anota todas as referências sobre os alimentos, a cozinha, a refeição, o prazer e a dádiva da comida, estudando os hábitos alimentares no Antigo e no Novo Testamento – o que se comia e como se comia, como se preparavam os alimentos e que regras e interditos foram aceites ao longo do tempo.

Este é um livro que nasce de uma conversa da autora, jornalista e crítica gastronómica, com o então padre José Tolentino Mendonça, que assina o prefácio da edição que a Quetzal faz chegar às livrarias a 2 de novembro. Demorou dez anos a compilar toda a informação sobre as refeições dos textos sagrados.

Pão, vinho, vinagre, azeite, mel, sal, leite e derivados, água, assim como ervas e especiarias, cereais, leguminosas, arbustos e árvores. «Entrar na Bíblia pela porta da cozinha é um argumento mais sério do que se possa supor. E também mais espiritual», escreve José Tolentino Mendonça. «Não é apenas um ensaio exaustivo sobre a mesa bíblica: é um convite a entrar, um abrir da mesa, uma coreografia de odores, uma prática do saborear.» Uma mesa não é só uma mesa.

Sobre a Autora

Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti é investigadora de gastronomia, além de colunista e jornalista nessa área. Escreveu Gilberto Freyre e as Aventuras do Paladar (2013) e Esses Pratos Maravilhosos e Seus Nomes Esquisitos (2013) – ambos finalistas do Prémio Jabuti 2014 –, História dos Sabores Pernambucanos. A Arte de Fazer Uma Culinária da Terra (2014), Natal e Sabores (2005) e O Negro Açúcar. Uma História (2008).