O Clube de Autores, a maior plataforma de publicação de livros em língua portuguesa, acaba de lançar a Aila (Artificial Intelligence Literary Agent), um assistente literário virtual, em parceria com a Action Labs.
Esta nova ferramenta de inteligência artificial pioneira no mercado editorial mundial, tem como objetivo dar apoio aos autores e editoras independentes, procurando responder à necessidade destes dois grupos que, apesar de terem acesso às vendas dos livros, é raro terem insights detalhados sobre as regiões em que têm maior ou menor desempenho, como é que podem melhorar o marketing, entre outras informações.
Assim sendo, tendo em conta que a plataforma detém uma vasta base de dados acumulada ao longo de 15 anos e mais de 100 mil títulos publicados, o Clube de Autores está a aplicar a inteligência artificial do ChatGPT para agir como um agente literário pessoal. Além de permitir que os autores e as editoras tenham acesso aos dados detalhados sobre as suas obras, incluindo comparações com outros livros do mesmo género, a Aila permite também que estes interajam com o sistema através do chat ou WhatsApp de forma a obterem recomendações sobre como melhorar as suas vendas.
“Esta é a primeira vez em que algo deste género é lançado no mercado editorial. Acreditamos que será uma ferramenta bastante útil para todos os autores e editoras que precisam de apoio não só na preparação técnica como nas vendas”, afirma Ricardo Almeida, Fundador e CEO do Clube de Autores.
“A Aila representa a capacidade que a inteligência artificial tem de ampliar o potencial criativo humano. O Clube de Autores soube reconhecer isso rapidamente e teve a ousadia de abraçar este projeto, através da parceria com a Action Labs, o que nos deixa muito orgulhosos.”, declara Paulo Renato Oliveira, CEO Global da Action Labs.