sexta-feira, 14 de junho de 2024

Compreender a natureza humana para construir um futuro melhor



Como podem os humanos ter um comportamento tão autodestrutivo? Será que os mecanismos naturais de regulação, comuns a todas as espécies, já não funcionam connosco?

Em A Nossa Natureza Selvagem, o fascinante novo livro do silvicultor e ecologista alemão Peter Wohlleben, autor de A Vida Secreta das Árvores, analisa e compara a gestão de recursos e os mecanismos de regulação da população de humanos e outros animais, procurando perceber se temos o destino nas nossas mãos ou se, à semelhança dos outros seres vivos, agimos sobretudo por instinto.

Na opinião de Wohlleben, é apenas compreendendo a natureza humana e aceitando a influência da componente instintiva nos humanos que podemos encontrar uma solução eficaz para o problema ambiental, que tem sido abordado de uma perspetiva estritamente racional.

«As questões relacionadas com a nossa natureza animal são cruciais na luta contra as alterações climáticas e a destruição do ambiente. Atualmente, estamos a tentar resolver todos os problemas prementes como se fôssemos superiores às outras espécies devido às nossas capacidades intelectuais. No entanto, quando nos apercebemos de que, em última análise, continuamos todos no mesmo barco, devemos pensar urgentemente noutras estratégias de solução.»

E elas existem. Porém, de acordo com Wohlleben, «apelam menos ao nosso intelecto e mais aos nossos instintos, podendo ajudar-nos a dar o passo decisivo que agora é necessário para salvarmos o ambiente e, consequentemente, para nos salvarmos a nós próprios.»

A Nossa Natureza Selvagem chega às livrarias a 20 de junho, pela Pergaminho. 

Sobre o Autor

Peter Wohlleben é guarda-florestal, apresentador de um popular programa de televisão e autor de vários livros sobre silvicultura e ecologia que, no seu conjunto, venderam já mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo e se encontram publicados em mais de 40 países.