quinta-feira, 20 de junho de 2024

Estreias de cinema de 20 de Junho de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Dalíland

Em 1973, James Linton trabalhava numa importante galeria de arte nova-iorquina quando lhe foi pedido que se tornasse assistente de Salvador Dalí. A sua função seria ajudá-lo a organizar uma grande exposição em seu nome em Nova Iorque e, acima de tudo, que se certificasse que ele pintava. 

Empenhado em agradar ao grande mestre da pintura, James viu-se arrastado para as excentricidades da vida dele e de Gala, a mulher. E à medida que foi merecendo a sua confiança, foi também vivendo de perto alguns problemas que enfrentavam, entre eles a falta de dinheiro e uma grave crise matrimonial. 

Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá) em Setembro de 2022, um drama biográfico que abrange uma determinada fase da vida de Salvador Dalí (1904-1989). A realização é da responsabilidade da canadiana Mary Harron (“Ela Baleou Andy Warhol”, “American Psycho”); os actores Ben Kingsley, Barbara Sukowa, Christopher Briney, Rupert Graves, Alexander Beyer, Andreja Pejić, Suki Waterhouse e Ezra Miller assumem as personagens. 



The Bikeriders

Com uma acção situada em Chicago (EUA) durante os anos 1960, este drama segue um grupo de motoqueiros chamado Vandals. Durante o período de uma década, o espectador acompanha o percurso de alguns dos seus elementos, mostrando como um conjunto de pessoas pacíficas ligadas por um gosto comum, se vai lentamente transformando num perigoso gangue associado a todo o tipo de crimes violentos.

Com Jodie Comer, Austin Butler, Michael Shannon, Mike Faist, Norman Reedus e Tom Hardy nos papéis principais, este drama tem realização e argumento de Jeff Nichols e inspira-se numa história real. 



Mamonas Assassinas: O Filme

Conhecemos o trajecto de Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento, os cinco artistas que criaram os Mamonas Assassinas, um projecto de rock humorístico que, contra todas as expectativas, se transformou num enorme êxito junto de milhões de jovens brasileiros durante a década de 1990.

Infelizmente, a sua carreira foi interrompida no dia 2 de Março de 1996, quando a banda teve um acidente aéreo no regresso a São Paulo depois de um concerto em Brasília e todos os membros do grupo, para além da tripulação da aeronave e de dois assistentes do grupo, morreram nesse desastre. No dia seguinte, estava programado que a banda voasse até Lisboa para o seu primeiro concerto em Portugal, onde o seu sucesso se estendia.

Realizado por Edson Spinell, o filme inicia-se nos meses anteriores à formação do grupo, quando ainda integravam a banda Utopia, e termina no trágico acidente. Ruy Brissac, Beto Hinoto, Robson Lima, Adriano Tunes e Rener Freitas dão vida aos músicos.