segunda-feira, 3 de junho de 2024

32,5% dos portugueses ainda não sabe se vai a um Festival de Verão



Após o fenómeno dos concertos de Taylor Swift em Portugal mas também as recentes salas de espetáculo esgotadas de artistas nacionais como Slow J ou Mickael Carreira, a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, revela hoje os resultados de um inquérito global que explora as intenções dos consumidores relativamente aos festivais de verão. O estudo, que reuniu respostas de 11.231 pessoas em dez países, incluindo Portugal, mostra como os portugueses pretendem aproveitar a temporada dos festivais, que se aproxima com celebrações de norte a sul do país.

Festivais de música reinam
Embora apenas 23% dos portugueses estejam a prever assistir a um festival este verão, 32,5% ainda não tomou uma decisão. Entre os que pretendem ir, a Gen Z (entre os 18 e 25 anos de idade) destaca-se com a maior percentagem de intenção (38,2%).

No que concerne ao tipo de festival, a música domina as preferências dos inquiridos portugueses, com 88,5% a optar por festivais de música. Festivais culturais (20,2%), gastronómicos (26,8%) e de artes (7,3%) completam a lista, mas com valores de intenção muito abaixo dos dados expressivos sobre os festivais de música.

Os dados do inquérito mostram ainda que o programa do festival (50,4%), o preço dos bilhetes (49,8%) e a localização (46,9%) são os três principais fatores que influenciam a decisão de ir a um festival. A pegada ambiental, apesar de não ser um fator de grande influência geral, assume maior relevância para os baby boomers (dos 58 aos 78 anos) face às outras gerações, com 16,7% a considerá-la importante.

Escolher os melhores outfits inspirados nas estrelas da música pop
“A moda e a beleza sempre desempenharam um papel central nos espetáculos de música ao vivo. Simplesmente porque acrescentam uma dimensão extra à música. Com guarda-roupas criativos, looks personalizados que levaram milhares de horas para serem criados, e por marcas que os fãs sonham poder usar, não é surpresa que os estilos utilizados pelos artistas em palco façam manchetes. As últimas tournées de sucesso de grandes artistas são exemplos de como estas personalidades definem as tendências para os seus milhões de fãs.”, explica Emilia de Poret, Fashion Director da Klarna.

Um festival de música é uma oportunidade para evidenciar um espírito livre e vibrante, com roupas (por vezes) ousadas e que marcam as últimas tendências. Inspirada pelos ícones musicais, a Klarna partilha alguns dos mais recentes outfits disponíveis em retalhistas populares, que os compradores portugueses podem comprar em três prestações sem juros:

Flexibilidade no momento da escolha
Para os 32,5% dos portugueses que ainda não tomou uma decisão, a Klarna disponibiliza a opção de pagamento flexível Pay in 3 nas diversas bilheteiras online, em Portugal, permitindo que os consumidores parcelarem a compra dos bilhetes em três prestações sem juros.

"Os festivais de verão são uma ótima forma de celebrar a música, a cultura e não só. Com os cartazes a destacarem grandes nomes da música nacional e internacional, torna-se difícil fazer uma escolha ou suportar de uma só vez a compra de passes para um festival e é aí que a Klarna surge com várias modalidades de pagamento disponíveis”, explica Alexandra Fernandes, Country Manager da Klarna em Portugal.