quinta-feira, 6 de junho de 2024

Quem não gostaria de otimizar a sua vida?



A Ideias de Ler publica Timeboxing, o livro no qual Marc Zao-Sanders nos transmite o método e a mentalidade para organizar a nossa vida e trabalho em blocos temporais.

Todas as manhãs, cerca de mil milhões de trabalhadores acordam, gravitam em direção a um ecrã e tratam informações durante oito ou mais horas. O trabalho não tem fim. A escolha daquilo em que se vai trabalhar não tem fim. E depois há todas as tarefas e responsabilidades não relacionadas com o trabalho que precisam de ser justapostas e encaixadas. Andamos todos exaustos, confusos e angustiados, No seu novo livro, Marc Zao-Sanders não só alerta para os nossos modos selvagens de trabalhar e viver, que não conduzem às vidas escolhidas e acarinhadas por que ansiamos, como apresenta a solução para este dilema: a prática do Timeboxing ou gestão por blocos de tempo.

Dividido em quatro partes – Acredite, Planeie, Faça e Aproprie-se –, o livro explica-nos que o timeboxing é tanto uma mentalidade como um método. Fundido e confundido amiúde com outras abordagens e conceitos, aqui ele é claramente o poder de «escolher o que fazer, antes de surgirem as distrações diárias; especificar cada tarefa numa agenda, incluindo quando começará e terminará; concentrar-se numa coisa de cada vez; realizar cada uma a nível aceitável (em vez de perfeito)». Quem não beneficiaria de tudo isto? A presente edição revela, no início de cada capítulo, uma estimativa do tempo de leitura, bem como exercícios práticos e histórias de sucesso de timeboxing vindas de todo o mundo.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 12 de junho.

Sobre o Autor

Marc Zao-Sanders é cofundador e diretor executivo da Filtered.com, uma empresa tecnológica focada na aprendizagem e desenvolvimento de competências para as organizações. Escreve regularmente sobre algoritmos e produtividade para a Scientific American e a Harvard Business Review, entre outras publicações. Como gestor de projetos, aplicou com sucesso o princípio do timeboxing durante dez anos – o mesmo princípio que agora se traduz num método de planeamento diário tão eficaz que rapidamente se tornou viral.