sexta-feira, 28 de junho de 2024

Julho e o verão para todos do Museu FC Porto



Das exposições temporárias à campanha do Dia dos Avós, a agenda mensal convida a conhecer a história e a viver momentos inesquecíveis com o Tour FC Porto e a programação num dos destinos mais procurados da cidade do Porto

O Museu Futebol Clube do Porto é sempre um dos destinos mais procurados no verão pela experiência premiada Tour FC Porto (Museu + Estádio), mas também pela programação de referência, direcionada a todas as idades e com várias atividades para participar em família. Julho confirma esta regra com propostas diversificadas e muita história para descobrir à boleia dos mais de 130 anos de vida, acontecimentos inesquecíveis e conquistas gloriosas do FC Porto.

As exposições temporárias Porto Penta (dias 1 a 31 e integrada no Tour FC Porto) e Objeto do Mês: Ano 2023 (dias 1 a 31, Sala Multiusos e com entrada livre) são diferenciadoras pela forma como abrem perspetivas para o conhecimento do passado, homenageando, ao mesmo tempo, protagonistas que a memória portista orgulhosamente preserva. A agenda mensal reserva lugares de destaque a estes dois eventos, além de convidar a saber mais ou a conhecer a Secção de Campismo do clube (inativa na atualidade) a partir do Objeto do Mês: Galhardete Mensagem de Camaradagem – 1968 (dias 1 a 31, Hall do Museu, área de circulação livre).

Outra sugestão mesmo à medida dos mais curiosos são as abordagens à história conduzidas pelo Serviço Educativo. A Visita Orientada – Museu FC Porto (dia 13) vai percorrer a exposição temporária, enquanto a Porto Penta – Visita Orientada (dia 27) coloca o foco nos cinco títulos consecutivos de campeão português de futebol que só existem no palmarés do FC Porto. A participação em qualquer uma destas experiências é aberta, exclusivamente, a portadores de bilhete Tour FC Porto, sujeita a regras de lotação e a inscrição antecipada por e-mail (museu@fcporto.pt).

A oficina Avós Dragões – Laços e Traços de Ternura (dia 21, Terra do Dragão) e a Campanha Dia dos Avós (dia 26) colocam as famílias em primeiro lugar e fazem parte de propostas de um mês que também não dispensa sucessos de continuidade. Assim, as sessões de Música com Dragõezinhos – Verão/Praia (dia 7, Terra do Dragão) e de Histórias com Magia para Dragõezinhos – As Férias Atribuladas (dia 27, Auditório Fernando Sardoeira Pinto) marcam presença na agenda pedagógica e cultural do Museu, onde há lugar, igualmente, à arte de Júlio Resende com a exposição temporária Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho (dias 1 a 31, Espaço João Espregueira Mendes).