quarta-feira, 19 de junho de 2024

O regresso de Mitch McDeere, o mais famoso protagonista de John Grisham



Desde que, há quinze anos, teve de desaparecer para fugir à Máfia, Mitch McDeere conseguiu um lugar na maior firma de advocacia de Nova Iorque, a Scully & Pershing, e tornou-se um profissional de sucesso. As funções que desempenha obrigam-no a viajar por todo o mundo e a visitar regularmente algumas das grandes capitais europeias, como Roma e Londres.

Numa dessas viagens, McDeere, que a pedido de um dos seus mentores aceita um caso que envolve uma empresa de construção turca e o governo líbio, vê-se implicado num incidente muito mais grave do que imaginava e com repercussões internacionais: um grupo terrorista pede 100 milhões de dólares para libertar uma refém, quantia que deve ser paga no prazo de dez dias.

Para conseguir o dinheiro no prazo estipulado, McDeere tem de correr contra o tempo e arranjar forma de escapar àqueles que o querem impedir de concretizar a sua missão.

Um thriller de cortar a respiração, A Troca, de John Grisham, marca o regresso de Mitch McDeere, protagonista de A Firma, o maior sucesso do mestre do thriller jurídico. O livro é publicado amanhã pela Bertrand Editora.

Sobre o Autor

John Grisham nasceu no Arkansas, em 1955, e vive atualmente às portas de Charlottesville, na Virgínia. Antes de se dedicar à escrita a tempo inteiro, licenciou-se em Direito, exerceu advocacia durante 60 a 70 horas por semana e tornou-se um profundo conhecedor do sistema jurídico norte-americano. Toda a sua obra literária colhe inspiração nesta anterior experiência profissional. 

Com 48 bestsellers consecutivos do New York Times, vendas superiores a 400 milhões de exemplares em todo o mundo e traduções em 45 línguas, Grisham é um autor de classe mundial. A sua enorme popularidade e a qualidade da sua escrita fazem do mestre do thriller jurídico um autor cujas obras literárias são frequentemente alvo de adaptações televisivas e cinematográficas de grande qualidade, desde logo A Firma, o filme lendário protagonizado por Tom Cruise e com Gene Hackman num dos papéis secundários. 

Grisham foi galardoado, em duas ocasiões, com o Harper Lee Prize for Legal Fiction, e recebeu ainda o Library of Congress Prize for American Fiction. 

Uma nota final: quando não está a escrever, John Grisham dedica-se a servir no Innocence Project e no Centurion Ministries, duas organizações norte-americanas com a missão de lutar pela absolvição de cidadãos que foram condenados injustamente. Muita da sua ficção explora, aliás, problemas firmemente estabelecidos no sistema judicial criminal dos Estados Unidos.