Prepare-se para conhecer o órgão que mais tempo demora a envelhecer: o cérebro. Em O Seu Maior Aliado – 10 lições para conhecer e proteger o seu cérebro, de Michela Matteoli, vamos não só conhecer as capacidades deste – como diz a autora – «órgão genial», como também descobrir de que forma o podemos manter saudável por mais tempo.
Com base em estudos científicos, Michela Matteoli, uma das neurocientistas mais reconhecidas internacionalmente, aconselha a adotarmos estratégias que preservam as nossas capacidades cognitivas. A especialista argumenta que uma boa nutrição, criar momentos de relaxamento, manter laços sociais, movimentar o corpo e ter uma boa higiene do sono, entre outros cuidados, são fundamentais para criar a base para uma mente mais sã.
«Estas páginas pretendem ser uma humilde viagem, baseada num trabalho de investigação, para chegarmos ao conceito de que o cérebro é um órgão do corpo, o príncipe dos orgãos, um órgão que pensa, mas que continua a ser uma parte de um todo, ligada às mãos, à barriga, às pernas. Fala-se de uma ligação cérebro-corpo, uma ligação que é muito mais importante do que se possa imaginar: o corpo está envolvido nos processos cognitivos», afirma.
Esta é, por isso, uma leitura fundamental para continuar a viver bem e a preservar a qualidade de vida ao longo dos anos.
Chega amanhã às livrarias.
Sobre a Autora
Michela Matteoli é professora associada de Farmacologia do Departamento de Biotecnologia Médica e Medicina Translacional da Universidade de Milão e diretora do Programa de Neurociências do Instituto Clínico Humanitas. É membro da Academia Europaea e do International Scientific Advisory Board (SAB) da Escola de Neurociências de Paris, integra o Conselho Científico da Fundação Umberto Veronesi e é membro da Comissão Científica do Centro de Cultura Científica A. Volta e do Conselho de Administração do Centro de Excelência para as Doenças Neurodegenerativas. Foi coordenadora de projetos financiados por organismos internacionais, incluindo a NATO, e é parceira em vários projetos europeus.