terça-feira, 18 de junho de 2024

O direito a tecer o próprio destino



A Maldição das Flores, de Angélica Lopes, é o novo título da chancela Singular. A história ficcional de um grupo de rendeiras, num período em que o debate e as primeiras conquistas feministas estavam apenas a começar.

Com boa parte da ação a decorrer num tempo em que a vontade feminina não era considerada e em que pais e maridos dispunham a seu bel-prazer dos destinos de filhas e esposas, A Maldição das Flores dá a conhecer ao leitor a história de um grupo de rendeiras e do código secreto que permitiu a duas delas comunicarem entre si quando tal lhes foi proibido. Estreia em Portugal da autora brasileira Angélica Lopes, este romance histórico vive da força da amizade feminina, recordando temas tão importantes e atuais como o papel destinado às mulheres no passado e nos dias de hoje, o recorrente atropelo aos seus direitos, a violência de género e os efeitos nefastos de uma sociedade patriarcal. Uma história narrada em dois tempos, capaz de nos ensinar que, mesmo na derrota, existe vitória, pois houve luta.

O livro já se encontra disponível nas livrarias.

Sobre a Autora

Angélica Lopes é escritora, jornalista e argumentista. Embora nascida no Rio de Janeiro, as histórias contadas por familiares do Vale do Pajeú, em Pernambuco, foram decisivas para a construção do seu imaginário. Com direitos de tradução vendidos para vários países, A Maldição das Flores é a sua estreia na ficção para adultos.