quinta-feira, 11 de julho de 2024

Revista Electra 25



A mentira. Inteligência Artificial. Pós-gastromania. Sevilha. Franz Kafka. Simon Critchley. João Penalva. Georgia O’Keeffe.  Hal Foster. E mais.

A Electra 25 dedica o seu dossier central a um tema que assume, no nosso tempo, uma nova e inesperada validade: A Mentira.

Abordando a política, a arte e as imagens, o regime mediático da pós-verdade e as fake news, as etapas da história natural filogenética e a hegemonia da técnica, o dossier central desta edição conta com ensaios  de Martin Jay, Bárbara Reis, Daisy Dixon, Myriam Revault d’Allonnes, Peter Hill e António Bracinha Vieira.

Pelo centenário da morte de Franz Kafka, são publicados nesta edição três artigos sobre um dos maiores escritores do séc. XX: um de Gianluca Cuozzo, sobre as representações da burocracia e do exercício do poder; outro de António Guerreiro centrado nas questões biográficas; e, por último, um artigo de Jacques Le Rider, sobre a condição bilingue de Kafka, a sua relação com as línguas alemã e checa, e o contexto histórico e linguístico de Praga.

Simon Critchley, um dos filósofos mais prolíficos e populares das últimas décadas, fala sobre alguns dos temas que têm vindo a orientar o seu trabalho, desde o lugar da filosofia na sociedade contemporânea à desilusão com a democracia liberal, da importância cultural do futebol até ao desafio de uma escrita autobiográfica.

O portfólio deste número é da autoria de João Penalva, um artista amplamente reconhecido pelos seus trabalhos de cruzamento do vídeo, da instalação, da fotografia, da música, da performance, do texto e da imagem, e que aqui apresenta uma série inédita de fotografias.

Na secção “Figura”, Anabela Becho, historiadora de moda, curadora e investigadora, mostra-nos como a grande pintora americana Georgia O’Keeffe fez da maneira como vestia o seu corpo uma afirmação como mulher e artista moderna.

Numa nova secção, intitulada “Arca de Noé”, o sociólogo italiano Vania Baldi, elabora uma reflexão que contraria a crença ilimitada e a negligência ética em relação aos novos sistemas da Inteligência Artificial.

Ainda nesta edição, a jornalista Alexandra Prado Coelho e o professor de semiótica Gianfranco Marrone comentam uma afirmação provocadora do famoso e temido crítico gastronómico espanhol Rafael García Santos; Marta G. Franco faz-nos um relato da Semana Santa de Sevilha; o crítico de arte José Marmeleira escreve sobre um livro recente de Hal Foster, um dos mais importantes críticos e historiadores de arte norte-americanos, e António Guerreiro sobre a palavra “Comentador”.