terça-feira, 17 de maio de 2016

12ª edição do Jazz im Goethe-Garten - 5 a 15 de Julho - Goethe-Institut em Lisboa


O Jazz im Goethe-Garten (JiGG) chega em Julho para mais uma edição de concertos num dos jardins mais bonitos da capital portuguesa.

Nos finais de tarde de 5 a 15 de Julho, no Goethe-Institut em Lisboa, vão ouvir-se sons que revelam as tendências actuais do jazz europeu, uma verdadeira viagem sonora repleta de revelações e descobertas, num ambiente descontraído e familiar. 

A 12ª edição do festival apresenta um total de oito concertos de grupos provenientes de oito países, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Suíça e Portugal, que espraiam a diversidade de expressões e linguagens abordadas no jazz por músicos nativos do nosso continente, que representam várias gerações.

O JiGG arranca em 2016 com quatro concertos de seguida. A abertura do festival tem lugar na terça-feira, 5 de Julho, às 19h, com Clocks and Sounds, um quarteto colaborativo sem leader dos criativos e irreverentes músicos portugueses Luís Vicente, Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini. No dia 6 de Julho, sobem ao palco os Sputnik Trio, um power trio de Espanha radicado em Londres - e que conta com Ricardo Tejero, um dos principais actores da cena da música improvisada da capital inglesa - que herdou a linguagem do free jazz americano e que o renova abrindo horizontes. Na quinta-feira, 7 de Julho, é a vez dos Ambiq se apresentarem em concerto, um trio suíço que cria uma música ousada, classificada recorrentemente como música electrónica de câmara com composições improvisadas extravagantes e plenas de groove. Por fim, para fechar esta primeira série de concertos do JiGG, chegam-nos da Áustria os Hang em High, com a presença do imparável músico e produtor Alfred Vogel, para um concerto marcado por uma música sem limites e que, em simultâneo evoca Coltrane, Morphine ou ainda bandas de heavy metal.

O JiGG retoma na terça-feira seguinte para apresentar a segunda série de quatro concertos do festival. Assim, no dia 12, chega o projecto Journal Intime, trio francês de músicos virtuosos que aborda de forma original o repertório de Jimi Hendrix. Na quarta-feira 13 de Julho, regressa ao JiGG Gianluca Petrella, desta vez acompanhado pelo já consagrado, mas igualmente jovem, pianista Giovanni Guidi, um duo que representa em pleno a nova geração do jazz italiano. Na quinta-feira, 14 de Julho, o duo germano-luxemburguês Georg Ruby e Michel Pilz, este último sendo um dos clarinetistas mais reconhecidos na Europa desde os anos 1960. Por fim, e em jeito de tradição, o JiGG encerra no dia 15 de Julho com o grupo alemão Grid Mesh (na foto acima), mais um quarteto colaborativo que marca presença nesta 12ª edição do festival, e que nos traz uma música verdadeiramente representativa do que é a música improvisada do século XXI, com sonso acústicos e electrónicos a criarem um ambiente de suspense multidimensional.