sexta-feira, 20 de maio de 2016

Teatro Praga estreia ZULULUZU em Istambul e Paris


O Teatro Praga estreia hoje o seu mais recente espectáculo ZULULUZU em Istambul (Turquia) no Cevahir Sahnesi, no âmbito da programação do ÍKSV - Ístanbul Tiyatro Festivali. Seguem-se apresentações em Paris (França) no Théâtre des Abbesses, entre 31 de Maio e 4 de Junho, enquadradas no Chantiers d'Europe, programação promovida pelo Théâtre de la Ville que o Teatro Praga integra pelo quarto ano consecutivo.

Partindo da vida e obra de Fernando Pessoa, ZULULUZU faz uso de um episódio relativamente obscuro da vida do autor: a sua chegada a Durban, África do Sul, em 1896, cidade onde passou os primeiros anos da vida.

"ZULULUZU é o neologismo que enquadra esta passagem, dando voz a dois lugares-comuns: uma ideia de Portugal (Luso) e uma ideia da África do Sul (Zulu). O Teatro Praga tira partido da cooperação entre estes dois clichês culturais para atacar uma instituição teatral, a caixa preta.
ZULULUZU anuncia o fim do "apartheid" das ideias, géneros e formas, e é uma estranha declaração de queerismo, um manifesto a favor de um objeto imaterial, um espectáculo que não veio para ficar e onde o exotismo dá lugar ao endotismo."[excerto da sinopse do espetáculo pelo Teatro Praga]

O espectáculo estará ainda em cena em Lisboa no São Luiz Teatro Municipal entre 15 e 25 de Setembro e no Porto, no Teatro Municipal do Porto . Rivoli, nos dias 7 e 8 de Outubro.