quarta-feira, 18 de maio de 2016

Festival das Artes 2016 revela espectáculo inédito com Diogo Infante


O Festival das Artes, que se tornou logo desde a sua primeira edição uma referência no panorama cultural português e sem dúvida o mais marcante na Região Centro, decorre este ano entre 17 e 31 de Julho, em vários espaços da cidade de Coimbra, mantendo como palco principal  o Anfiteatro Colina de Camões, localizado nos jardins da Quinta das Lágrimas.

É neste ambiente inspirador e poético, imbuído de História e Lenda que o Festival vai celebrar a sua 8.ª edição, dedicada ao tema “Pioneiros”, em homenagem àqueles que, geração após geração, fazem avançar o mundo e assim asseguram o futuro e o progresso da Humanidade.

É com grande entusiasmo que a Direcção do Festival dá conhecimento do espectáculo inédito encomendado a Diogo Infante “Palavras que mudam a Humanidade”, um recital com excertos de alguns dos discursos que marcaram de forma incontornável a história do Homem - momentos cruciais, pioneiros, de viragem para a História das Civilizações e das Mentalidades.



O espectáculo, em estreia mundial, realiza-se a 22 de Julho, às 21:30, na Quinta das Lágrimas. De notar o êxito da “Ode Marítima”, uma encomenda do Festival das Artes, em 2012, que Diogo Infante interpretou magistralmente e internacionalizou com itinerância no Japão, Coreia do Sul, etc..., juntamente com a música ao vivo de João Gil.

Em 2016, o Festival das Artes destaca-se ainda por trazer a Coimbra figuras cimeiras da interpretação musical, incluindo duas orquestras internacionais de jovens, a Orquestra Filarmónica Nacional de Jovens da Turquia (TNYPO), dirigida por Cem Mansur e a Orquestra Nacional de Jovens do Canadá (NYOC) com Direcção  de  Ward Stare. 

Para além da Quinta das Lágrimas, o Festival das Artes está presente noutros espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, como o Convento de São Francisco, o Museu Nacional Machado de Castro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Conservatório de Música de Coimbra, e ainda o barco Basófias, entre  outros.