quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estreias de cinema de 26 de Maio de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Alice do Outro Lado do Espelho

Alice descobre um espelho mágico. Ao aproximar-se, percebe que consegue atravessá-lo e vê-se de novo no País das Maravilhas. Lá chegada, verifica que, infelizmente, muita coisa mudou enquanto esteve ausente. O seu grande amigo Chapeleiro Louco corre perigo de vida. Para o salvar, Alice deve conversar com o Tempo, personagem implacável e vingativa, de modo a poder voltar ao passado e alterar as circunstâncias presentes. Nesta aventura, vai também descobrir o motivo que separou as irmãs Rainha Branca e Rainha Vermelha.
Depois das peripécias contadas no filme "Alice no País das Maravilhas", realizado por Tim Burton em 2010, o mundo fantástico imaginado por Lewis Carroll é transportado para o grande ecrã pelo realizador James Bobin ("Os Marretas", "Marretas Procuram-se"), através de um argumento de Linda Woolverton e com Tim Burton na equipa de produção. O elenco traz caras repetentes: Mia Wasikowska, que volta a fazer de Alice, Johnny Depp, que interpreta o Chapeleiro Louco, Anne Hathaway como Rainha Branca e Helena Bonham Carter enquanto Rainha Vermelha. As novidades chegam com Sacha Baron Cohen, que se junta ao elenco para interpretar o Tempo, e Rhys Ifans, como pai do Chapeleiro Louco.



Bons Rapazes

Los Angeles (EUA), década de 1970. Amelia, a filha de Judith Kuttner, uma funcionária do Departamento de Justiça, encontra-se desaparecida. Desesperada, Judith contrata Jackson Healy, um detective privado cujos métodos pouco ortodoxos o tornaram uma espécie de celebridade na área. O que rapidamente vem a descobrir é que o desaparecimento parece estar estranhamente relacionado com a morte de uma antiga estrela de filmes pornográficos. Quando a missão se revela mais complicada do que se previa, Healy pede ajuda a Holland March, um colega de profissão que, embora um pouco limitado, parece estar ligado à mesma investigação. À medida que vão avançando, eles percebem que se estão a envolver numa conspiração com ramificações inesperadas.
Com argumento e realização de Shane Black ("Kiss Kiss Bang Bang", "Homem de Ferro 3"), uma comédia de acção que conta com Russell Crowe, Ryan Gosling, Kim Basinger, Angourie Rice e Margaret Qualley nos papéis principais. 



Love is Strange - O Amor é uma Coisa Estranha

Depois de quase quatro décadas de vida em comum e entusiasmados com a aprovação do casamento de pessoas do mesmo sexo, Ben e George decidem oficializar a sua relação. A celebração é especial e eles sentem-se particularmente felizes por poderem, finalmente, viver aquele momento de partilha com os seus amigos e familiares. Porém, quando menos esperam, Ben é despedido do seu emprego como professor de coro num colégio católico. A razão é simples: as autoridades eclesiásticas não aprovam o casamento entre homossexuais. Sem economias, e cientes de que os trabalhos artísticos de George não lhes podem garantir o sustento, vêem-se obrigados a deixar o espaçoso apartamento que sempre partilharam em Nova Iorque (EUA). Até encontrarem um lugar que possam pagar, têm de recorrer à generosidade dos que lhes são mais próximos. Ben hospeda-se em casa de um sobrinho, com a sua mulher e filho adolescente, enquanto George fica em casa de amigos. Mas a nova vida em lares temporários torna-se bastante mais desgastante do que poderiam imaginar…
Estreado, em 2014, no Festival de Cinema de Sundance (EUA), um drama multigeracional sobre amor e relações humanas, que conta com a realização de Ira Sachs ("Forty Shades of Blue", "Casamentos e Infidelidades", "Deixa as Luzes Acesas"), segundo um argumento seu e de Mauricio Zacharias. John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei, Tatyana Zbirovskaya, Charlie Tahan, Cheyenne Jackson, Manny Perez e Charlie Tahan dão vida às personagens.