terça-feira, 20 de dezembro de 2016

KINO 2017 abre com "Fukushima, meu amor" de Doris Dörrie


Em 2017, a 14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã volta a apresentar as mais recentes produções cinematográficas neste âmbito. 

Entre 19 de Janeiro e 3 de Fevereiro, a KINO 2017 apresenta em Lisboa, Coimbra e no Porto um total de 18 longas-metragens e duas sessões de curtas-metragens. Para além de produções alemãs (entre as quais se encontram várias coproduções com outros países), exibe também três produções austríacas, um filme suíço e uma produção do Luxemburgo. As sessões são apresentadas pelas Embaixadas dos respetivos países.

A KINO 2017 abre com o filme Fukushima, meu amor. A mais recente obra da realizadora Doris Dörrie, que estará presente na sessão, teve a sua estreia na secção Panorama da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2016. Fukushima, meu amor é um filme atual, tendo lugar no centro do acidente na central nuclear em 2011, mas também intemporal e universal na medida em que aborda a necessidade de partir e dar continuidade à vida. Com um olhar sensível, contemplativo e por vezes até cómico, Doris Dörrie conta a história de Marie, uma jovem alemã que viaja para o Japão, também ela numa tentativa de fuga de sonhos desfeitos, para se associar a uma organização de ajuda às vítimas da catástrofe. Antes de regressar a casa, Marie conhece Satomi, a última geisha de Fukushima, que decide à viva força regressar à sua casa destruída, no perímetro da zona de exclusão. Ao longo dessa viagem, as mulheres aproximam-se, sendo ambas confrontadas com os fantasmas do passado.

Fukushima, meu amor não só marca a abertura da KINO 2017, como reúne em si muitas das tendências e dos focos da programação desta 14.ª edição: o cruzar de fronteiras, que já na edição passada havia sido explorado e que este ano se concretiza tanto nas coproduções como nas histórias por elas abordadas, a introspeção e a reflexão sobre a vida interior das personagens presentes em quase todos os filmes da Mostra Principal e, sobretudo, o facto de ser o primeiro de uma série de filmes realizados por mulheres que serão exibidos nas três cidades que acolhem a Mostra. Entre elas encontram-se nomes como Nicolette Krebitz, que apresenta Wild, um filme surpreendente e que já passou por alguns festivais internacionais como o Sundance Film Festival, Theresa von Eltz, que se estreia na realização com Os Quatro Reis, e Anne Zohra Berrached (24 Semanas) que já havia passado pela KINO em 2014 com o filme Duas Mães e regressa agora com aquela que foi a única presença do cinema alemão na competição de Berlim em 2016.

Apresentada em estreita colaboração com a Alambique Filmes e a Embaixada da Áustria, a sessão de encerramento desta 14.ª edição da KINO contará com a presença da conhecida atriz e realizadora Maria Schrader, que apresenta o seu segundo trabalho de realização, Vor der Morgenröte, um filme sobre o exílio de Stefan Zweig que além de ser um biopic sobre uma fase da vida do escritor, é também um olhar sensível para as suas lutas internas enquanto pensador, pacifista e indivíduo em tempos de guerra.

Além dos filmes de ficção e das curtas-metragens, a KINO 2017 conta com cinco documentários na secção KINOdoc e três filmes para o público mais jovem na secção Mostra para Escolas.