quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Estreias de cinema de 29 de Dezembro de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Luz Entre Oceanos

Depois da Primeira Grande Guerra, um soldado traumatizado que foi aclamado como herói regressa à sua Austrália natal para trabalhar num farol. Lá, apaixona-se por uma mulher. Casam-se. Tentam ter filhos, mas perdem o bebé em todas as gravidezes. Um dia, encontram um barco a remos com o cadáver de um homem e uma bebé recém-nascida, que adoptam como deles. E é aí que os problemas começam.
Um filme de Derek Cianfrance, o responsável por filmes como Blue Valentine - Só Eu e Tu ou Como Um Trovão, baseado no best-seller de 2012 de M.L. Stedman. O elenco junta Michael Fassbender e Alicia Vikander (que se tornaram um casal na vida real durante a rodagem), Rachel Weisz e Bryan Brown.



Até Nunca

Baseada muito livremente em O Corpo Enquanto Arte, de Don DeLillo, esta produção luso-francesa, que se desenrola em Portugal, conta com Julia Roy como Laura, uma artista performativa de 20 e poucos anos que se envolve com Rey, um realizador de meia-idade (Mathieu Amalric) que ainda não esqueceu a ex-amante, Isabelle (Jeanne Balibar, ex-mulher de Amalric na vida real). 
Um filme que, quando foi anunciado em 2013, ia ser realizado por Luca Guadagnino, mas acabou por ser dirigido por Benoît Jacquot. O elenco conta com Isabelle Huppert, Sigourney Weaver e Denis Lavant.



Na Via Láctea

O realizador Emir Kusturica expande o seu segmento do filme de antologia Words with Gods, de 2014, que não teve estreia em Portugal, para uma longa-metragem passada durante a Guerra da Bósnia. Tem no centro uma história de amor fantasiosa entre um leiteiro – o próprio Kusturica – e uma mulher servo-italiana interpretada por Monica Bellucci, mas atravessa três fases da vida da personagem principal.
O filme inclui o típico realismo mágico do cineasta, com paisagens inacreditáveis, humor, energia, animais, música, diversão e tragédia no mesmo pacote, mas com mais efeitos especiais do que é normal.