segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

II Jornadas de Música de Câmara de Setúbal


Cabe ao Quarteto Lopes-Graça o concerto de abertura das II Jornadas de Música de Câmara de Setúbal.

A atuação do quarteto responde a uma área temática específica: a música de câmara portuguesa e latino-americana.

O reportório escolhido foi bem acolhido pela crítica e apresentado com grande êxito no Teatro Colón de Buenos Aires, a 14 e 15 de Outubro de 2015, e, mais recentemente, na temporada da Amstelkerk, em Amsterdão, a 26 de Março de 2016.
O programa inclui obras de Luis Gianneo (Buenos Aires, 1897 – 1968), Fernando Lopes-Graça (Tomar, 1906 – Parede, 1994), Diego Kovadloff (Buenos Aires, 1968), Amílcar Vasques-Dias (Badim, 1945), Alejandro Erlich Oliva (Buenos Aires, 1948) e Silvestre Revueltas (Durango, 1899 – México DF, 1940).
O ensemble formou-se em 2005 a partir de professores da Escola de Música do Conservatório Nacional com o objetivo de dotar aquele estabelecimento de ensino com um grupo de referência na área das cordas.
O Quarteto Lopes-Graça, vencedor do Prémio Autores/RTP 2010, na categoria Melhor Trabalho de Música de Erudita, apresenta-se em Setúbal com uma formação constituída por Luís Pacheco Cunha e Maria José Laginha, nos violinos, Isabel Pimentel, na viola, e Catherine Strynckx, no violoncelo.

As II Jornadas de Música de Câmara decorrem nos dias 27 e 30 de Dezembro. O segundo dia desta edição é preenchido pelo projeto “Outro Tempo, José Afonso”.


 “Outro Tempo, José Afonso”, da autoria de José Pedro Gil e Emanuel Andrade, a música e poesia de José Afonso é o fio condutor do reportório do concerto, apresentado através de uma sonoridade menos ortodoxa, uma vez que os instrumentos utilizados foram inicialmente idealizados para outros contextos musicais.

Pedro Gil, voz, e Emanuel de Andrade, piano e também responsável pela direção musical, sobem ao palco do Fórum Luísa Todi acompanhados de Ana Pereira e Filipa Serrão, violinos, Joana Cipriano, viola de arco, Nuno Abreu, violoncelo.O grupo conta, ainda, com a participação especial de Márcio Pereira, no clarinete.