quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Estreias de cinema de 15 de Dezembro de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Rogue One: Uma História de Star Wars

Jyn Erso está prestes a provar o seu valor quando Mon Mothma, líder da Aliança Rebelde, lhe dá uma arriscada missão: juntar-se a um grupo de pessoas comuns e roubar os planos da Estrela da Morte. Inventada pelo Império Galáctico, esta arma secreta e ultra-poderosa possui força suficiente para fazer explodir planetas inteiros. É assim que ela e um bando de rebeldes improváveis vão embarcar numa luta de vida ou morte, onde serão forçados a confrontar alguns dos mais perigosos defensores do Império…
Primeiro “spin-off” inspirado no universo da mítica série “Star Wars”, produzida pela Lucasfilm e distribuída agora pelo Walt Disney Studios Motion Pictures, uma aventura que se situa antes dos eventos relatados no filme “Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança” (1977) e depois de “Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith” (2005). Com realização de Gareth Edwards e argumento de Chris Weitz e Tony Gilroy, conta com a participação dos actores Felicity Jones, Diego Luna, Ben Mendelsohn, Donnie Yen, Mads Mikkelsen, Alan Tudyk, Jiang Wen, Riz Ahmed e Forest Whitaker.



O Benfeitor

Apesar de ter tudo o que o dinheiro pode comprar, o multimilionário Francis Watts nunca superou verdadeiramente a perda de Bobby e Mia, um casal de amigos cuja morte se sente de algum modo responsável. Quando, cinco anos após o acidente, Olivia, a filha única do casal, decide contactá-lo, Francis sente-se rejuvenescer. Assim, num esforço de a compensar pela perda dos pais, ele sente-se impelido em ajudá-la de todas as formas possíveis. Para isso, arranja emprego a Luke, o marido dela, e compra a casa de família que antes pertencera a Bobby e Mia. Porém, apesar de gratos por tanta generosidade, Olivia e Francis começam a sentir-se excessivamente invadidos por Francis, que se tornou demasiado intrusivo nas suas vidas…
Um filme dramático sobre culpa e expiação que marca a estreia na realização em longa-metragem de Andrew Renzi. O elenco conta com Richard Gere, Dakota Fanning, Theo James e Clarke Peters, entre outros. 



Infiltrado

Florida (EUA), 1986. Robert Mazur é um agente da DEA (Drug Enforcement Administration – a agência norte-americana de luta contra a droga) cuja missão é infiltrar-se no cartel de drogas liderado pelo colombiano Pablo Escobar, à época o mais influente e impiedoso traficante de estupefacientes do mundo. Para o conseguir, “converte-se” em Rob Musella, o homem de que eles necessitam para fazer a lavagem dos muitos milhões de dólares gerados pelo tráfico. Apesar do risco e de várias contrariedades, Mazur vai ganhando o respeito e a confiança de alguns dos mais perigosos criminosos América Latina. Mas esta missão, de tão exigente em assumir uma “persona” credível, vai criar-lhe problemas inesperados na gestão da sua própria identidade…
Um filme de espionagem que adapta a obra autobiográfica “The Infiltrator: My Secret Life Inside the Dirty Banks Behind Pablo Escobar’s Medellín Cartel” escrita, em 2009, pelo próprio Robert Mazur.  Com realização de Brad Furman (“Cliente de Risco”) segundo um argumento de Ellen Brown Furman, conta com a participação de Bryan Cranston, Diane Kruger, Benjamin Bratt, John Leguizamo, Joseph Gilgun e Amy Ryan, entre outros.