O fantástico pontapé de “bicicleta” de Cristiano Ronaldo ainda roda na cabeça de muitos adeptos de futebol e correu o mundo a uma velocidade vertiginosa: segundo um estudo da Cision, em apenas três dias, foram publicados, em meios online de todo o planeta (excluindo Portugal), 23.160 artigos mencionando o nome do “capitão” da seleção nacional. A grande maioria dava natural destaque à obra de arte com que CR7 bateu Buffon e ajudou o Real Madrid a bater a Juventus, em Turim, no jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Espanha foi o país onde o feito do jogador português teve maior eco. Entre terça-feira – dia em que foi marcado aquele que é, para muitos, um dos melhores golos da história do futebol – e quinta-feira, as publicações do país vizinho difundiram 2.487 artigos com referência a Cristiano Ronaldo. Em Itália, onde até os adeptos da Juventus aplaudiram o talento do avançado “merengue”, também os órgãos de comunicação social se renderam ao madeirense, com 2.343 notícias publicadas.
Outro dado da Cision que revela que este golo foi, de facto, um fenómeno mundial chega dos Estados Unidos, onde o futebol está longe de ser o desporto mais mediático. Foram 2.391 as menções a CR7 nos meios online norte-americanos. Na Argentina, país natal do arquirrival Messi, os meios foram mais comedidos: 327 artigos.
Para se ter uma ideia de como a “bicicleta” de Turim fez disparar as referências a Cristiano Ronaldo, basta fazer uma comparação com a última vez que o craque português apontou dois golos na Champions. Foi no dia 14 de Fevereiro, em Madrid, contra o Paris Saint Germain. No mesmo período de três dias, foram, então, publicadas 14.698 notícias com o nome do melhor marcador da história da seleção nacional, 8.462 menos do que no período agora em análise.
Em Portugal, os meios online monitorizados pela Cision dedicaram 1.053 artigos ao golo de Cristiano Ronaldo. Se a isto juntarmos as 150 publicadas nos órgãos impressos, 306 na televisão e 31 na rádio, obtemos um total de 1.540 referências em três dias. O que realmente impressiona no nosso país é o tempo de antena que os canais televisivos atribuíram a este assunto, mais de 22 horas e meia entre terça e quinta-feira. A diferença em relação ao período que se seguiu ao jogo com o PSG é clara: de 14 a 16 de Fevereiro foram “apenas” uma hora e 25 minutos de exposição nas televisões e um total de 416 notícias.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias com referência a Cristiano Ronaldo veiculadas nos mais de dois mil meios de televisão, rádio, imprensa e online que compõem o espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 3 e 5 de Abril de 2018 e 14 e 16 de Fevereiro de 2018.