quarta-feira, 4 de abril de 2018

Povo reúne para decidir se em 2019 há Festa dos Tabuleiros em Tomar


Os habitantes do concelho de Tomar reúnem-se no próximo dia 6 de Abril, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para decidir se há Festa dos Tabuleiros no próximo ano e, em caso afirmativo, proceder à escolha do respetivo mordomo.

Como manda a tradição, cabe aos munícipes deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros. De uma forma informal, o povo de Tomar, que, por norma, adere em grande número ao convite para esta reunião, decide, por votação de braço no ar, se há ou não Festa dos Tabuleiros no ano seguinte. 

Em caso afirmativo, num segundo momento é realizada também a Escolha do Mordomo, com nova votação de braço no ar, escolhendo aquele que vai liderar a comissão organizadora. Se o mordomo escolhido aceitar, são lançados foguetes para anunciar à população que haverá Festa em 2019.

Com mais de um ano de antecedência, e uma vez tomada a decisão, começa de imediato o trabalho de preparação da Festa, para garantir a construção de centenas de tabuleiros, a confeção das flores e a ornamentação das ruas com enfeites de papel criados pelos próprios moradores.

Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros realiza-se de quatro em quatro anos, tendo a última edição, em 2015, sido considerada o melhor evento público realizado em Portugal nesse ano, em que desfilaram mais de cinco centenas de mulheres de todas as freguesias do concelho de Tomar.

Por entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes nas ruas e uma chuva de pétalas, este desfile dos tabuleiros é o momento alto da Festa. As raparigas desfilam com um tabuleiro de tamanho igual à sua altura, apoiado na cabeça, constituído por trinta pães em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime, rematado ao alto por uma coroa com a Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo.

Com um percurso de cerca de cinco quilómetros, a tradicional procissão de Tomar chama centenas de milhar de visitantes à cidade para assistir. Uma semana antes deste desfile, realiza-se também o Cortejo dos Rapazes, em que participa grande parte das crianças do concelho.