quinta-feira, 12 de abril de 2018

Estreias de cinema de 12 de Abril de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Soldado Milhões

Como tantos outros portugueses, Aníbal Augusto Milhais foi enviado como soldado para Flandres (Bélgica) durante a Primeira Grande Guerra. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector defendido pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP). Em poucas horas, naquela que ficaria conhecida como Batalha de La Lys, perderam-se mais de 7.500 homens. Contrariando ordens superiores e armado apenas com uma metralhadora Lewis, Milhais enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs, garantindo a retirada de vários companheiros. Pela coragem demonstrada no campo de batalha, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que "se chamava Milhais, mas valia milhões", através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.
Com realização de Gonçalo Galvão Teles ("Gelo") e do veterano Jorge Paixão da Costa ("Adeus Princesa", "O Mistério da Estrada de Sintra", "Jacinta"), segundo um argumento de Mário Botequilha, o filme conta com os actores João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça e Raimundo Cosme, e com as participações especiais de Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira.



Assim Não Vais Longe

Autocentrado, sedutor e bem-parecido, Jocelyn é um homem de meia-idade habituado a ter as mulheres aos pés. Certo dia, depois de um mal-entendido com a enfermeira do seu vizinho paraplégico, finge estar preso a uma cadeira de rodas para cair nas suas boas graças. O efeito é o esperado e ele é convidado para um almoço em casa dela. O que Jocelyn nunca poderia imaginar era que ela tivesse uma irmã deficiente por quem se sentiria absolutamente arrebatado. Com medo de perder a confiança da família e incapaz de confessar o embuste, vai transformar-se na maior vítima das suas próprias mentiras…
Estreia na realização do actor Franck Dubosc, que também protagoniza, uma comédia que conta ainda com Alexandra Lamy, Elsa Zylberstein, Gérard Darmon, Laurent Bateau e Claude Brasseur.



Não Me Ames

Após várias tentativas falhadas para engravidar, um casal de classe alta contrata uma jovem para barriga de aluguer. Ela muda-se para a casa deles e os três dedicam-se a tratar dos últimos detalhes do contrato. Ele, apesar das constantes ausências em trabalho, está aberto à situação e perfeitamente disposto a criar um vínculo com a rapariga. Contudo, a mulher, constantemente à beira da depressão, tenta manter alguma distância. O Verão é passado a acompanhar a gravidez e planear o parto. Um dia, a esposa tem uma discussão acesa com a rapariga e mete-se no carro, enfurecida. Nessa mesma noite, o marido recebe uma chamada para identificar o seu corpo carbonizado, encontrado nos destroços do carro que conduzia...
Baseado em factos reais, um filme dramático realizado pelo grego Alexandros Avranas, que escreve o argumento em parceria com Kostas Peroulis, com quem já colaborara em "Miss Violence" (que arrecadou o Leão de Prata para Melhor Realizador na edição de 2013 do Festival de Cinema de Veneza).