Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Batalha do Pacífico: A Revolta
Deste sempre se previu que raças alienígenas surgiriam dos céus. Mas quando enormes seres, de nome kaiju, emergiram das profundezas do Oceano Pacífico, nenhuma nação estava preparada para a hecatombe que se aproximava. Os ataques, à escala global, deram origem a uma guerra que resultou na perda de milhões de vidas. Embora conscientes do poder dos seus inimigos, os seres humanos criaram máquinas de guerra aptas a uma luta corpo-a-corpo: os jaegar, robôs colossais comandados por pilotos neurologicamente conectados. Dez anos depois da invasão, a Humanidade tenta sobreviver num mundo quase totalmente destruído pelo constante conflito entre os kaiju e os jaegar. Jake, filho de Stacker Pentecost e outrora um dos pilotos de defesa mais promissores, abandonou o treino e sobrevive à custa de pequenos crimes. Quando é apanhado pelas autoridades a roubar, são-lhe dadas duas alternativas: cumprir pena ou liderar uma nova geração de pilotos e honrar o legado do seu pai. A ele juntam-se Lambert e Amara, dois jovens cheios de coragem que, com a ajuda de Jake, se poderão tornar a mais credível hipótese de sobrevivência de toda a vida terrestre.
Sequela do filme "A Batalha do Pacífico" (2013), um "thriller" de ficção científica realizado por Steven S. DeKnight – na sua estreia em cinema – e escrito por DeKnight, Emily Carmichael, Kira Snyder e T.S. Nowlin a partir da história da autoria de Guillermo del Toro. O elenco inclui John Boyega, Scott Eastwood, Rinko Kikuchi e Cailee Spaeny.
Réplica Violenta
Quando Mia, a namorada de Roman MacGregor, é raptada numa movimentada rua de Cleveland (Ohio), ele e os seus irmãos, Brendan e Deklan, recentemente chegados do Iraque, decidem salvá-la por sua conta e risco. Durante o processo, os três irmãos unem forças com James Avery, um detective que já há muito tenta encontrar provas contra Maxwell Livingston, o perigoso líder de uma rede de tráfico humano. O que eles vão encontrar durante a missão de salvamento de Mia é algo para o qual nenhum deles estava preparado…
Escrito por Nicolas Aaron Mezzanatto e realizado por Brett Donowho ("O Sagrado", "5 Souls", "Salvation"), um filme de acção interpretado por Cole Hauser, Shawn Ashmore, Ashton Holmes, Melissa Bolona, Sophia Bush, Mike Epps e Bruce Willis.
Encontro Silencioso
Cinco estudantes universitários organizam um encontro secreto numa aldeia isolada. Crentes de que obedecendo às regras do dux entrarão no mundo da verdadeira sabedoria, eles aceitam submeter-se cegamente às suas ordens. O que daí resulta é uma verdadeira visita ao inferno…
Um filme dramático sobre os rituais iniciáticos associados às praxes académicas, inspirado na tragédia da praxe do Meco quando, a 15 de Dezembro de 2013, seis estudantes se afogaram no mar. Estreia na realização em longa-metragem de Miguel Clara Vasconcelos (autor de "Documento Boxe" e "O Triângulo Dourado", duas curtas vencedoras do Curtas Vila do Conde, em 2005 e 2014, respectivamente), "Encontro Silencioso" recebeu o prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa no IndieLisboa.