Ainda Marianas, criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu a partir das Novas Cartas Portuguesas, estreia na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II a 21 de abril, onde ficará em cena até dia 8 de maio.
Em abril de 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicam Novas Cartas Portuguesas, abordando temáticas tão diversas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono ou a guerra. Em 1973, as autoras seriam levadas a julgamento pelo Estado Novo, que retirou o livro do mercado sob a acusação de este ser “insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública”. Em 2022, 50 anos após a publicação do livro, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu trazem as Novas Cartas Portuguesas à cena, juntamente com documentação histórica da época e do julgamento das três autoras.
Ana Baptista, Rita Cabaço e Teresa Coutinho estão em palco num espetáculo que pretende convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país, da sua gente e do seu tempo.
Ainda Marianas estará em cena na Sala Estúdio de 21 de abril a 8 de maio. No dia 24 de abril, a sessão contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e conversa com as artistas após o espetáculo.