sexta-feira, 22 de abril de 2022

O pior pesadelo de um homem



Depois do enorme sucesso de O Presidente Desapareceu, publicado em 2018 pela Porto Editora, Bill Clinton e James Patterson voltam a juntar-se e o resultado é outro thriller imperdível. Com direitos de tradução vendidos para 15 países e, a exemplo do título antecessor, com pormenores que só a experiência de governante permite oferecer, A Filha do Presidente reúne suspense e ação em doses generosas. O ritmo acelerado da narrativa, repleta de voltas e reviravoltas na clássica corrida contra o tempo, e assente em capítulos curtos e parcialmente escritos na primeira pessoa, marca igualmente esta história. Desta feita, o protagonista é Matthew Keating, chefe de governo dos EUA e antigo herói Navy SEAL, que enfrenta um terrorista motivado pelo rancor. Todos os presidentes têm pesadelos e, nestas páginas, um deles vai tornar-se realidade.

Sobre os Autores

Bill Clinton foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América em 1992, cargo que ocupou até 2001. Depois de deixar a Casa Branca, criou a Fundação Clinton, que contribui para a melhoria da saúde global, através da prevenção de doenças, a criação de mais oportunidades para jovens raparigas e mulheres, a diminuição da obesidade infantil, o fomento de oportunidades económicas e a análise das consequências das alterações climáticas.
James Patterson foi agraciado em 2015 com o Literarian Award for Outstanding Service to the American Literary Community, concedido pela National Book Foundation. Detém o recorde mundial do Guinness por ter alcançado mais vezes o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times, e já vendeu mais de 375 milhões de exemplares. Defensor incansável do poder dos livros e da leitura, James Patterson fundou uma editora especializada em literatura infantil, a Jimmy Patterson, cuja missão é simples: «Queremos que cada criança termine um livro da Jimmy dizendo: “Por favor, dá-me outro.”».