quinta-feira, 7 de abril de 2022

Estreias de cinema de 7 de Abril de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Gasoline Alley: Investigação Explosiva

Um dos 11 filmes de Bruce Willis previstos para 2022, este thriller de acção segue um tatuador que é questionado por detectives sobre uma série de homicídios de prostitutas. Só que os detectives podem não ser quem parecem. É realizado por Edward Drake, responsável por cinco outros filmes com Willis, que se reformou da representação por causa de um diagnóstico de afasia, uma perturbação da fala e da compreensão. Apesar de ter um papel reduzido, rodado em poucos dias e com poucos diálogos, como estipulado no contrato e por causa das suas limitações, continua a ser a estrela (faz de um dos detectives).




Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo

A malaia Michelle Yeoh, uma das grandes estrelas de acção de Hong Kong dos anos 1980 e 1990, é a protagonista desta comédia de acção escrita e realizada pelo duo Daniels (Dan Kwan e Daniel Scheinert), que começou nos telediscos e fez filmes com “Um Corpo para Sobreviver”. No filme, Yeoh é Evelyn Wang, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que tem a dura missão de salvar o mundo atravessando vários universos paralelos e explorando todas as vidas que não chegou a viver.
Além da actriz, o elenco inclui Stephanie Hsu, Ke Huy Quan, James Hong, Jamie Lee Curtis, Jenny Slate e Harry Shum Jr. A banda sonora, a cargo de Son Lux, conta com nomes como David Byrne, Mitski, Randy Newman ou André 3000. 




Amantes

Neste “neo-noir” da também actriz Nicole Garcia, co-escrito por ela e Jacques Fieschi, uma mulher vai às ilhas Maurícias com o marido, encontra lá o ex-namorado que tinha desaparecido três anos antes e volta a envolver-se com ele. Dividido em três partes e com Stacy Martin (“Ninfomaníaca”) à frente de um elenco composto também por Pierre Niney ("Yves Saint-Laurent") e Benoît Magimel ("A Pianista"), “Amantes” esteve em competição na edição reduzida de 2020 do Festival de Veneza.