Centro Cultural de Moscavide será palco do Irreverente, o primeiro festival internacional de improvisação de Lisboa, com espetáculos e workshops.
De 26 a 30 de julho, Lisboa vai receber a primeira edição do Festival Internacional de Improviso Irreverente, uma produção luso-brasileira (criado por Luana Proença e André Sobral) que junta improvisadores de 12 países na capital, para improvisar. Com teatro, música, dança e até escrita, tudo improvisado e criado diante dos olhos do espetador, num festival que promete surpreender até os participantes.
Durante cinco dias em que tudo gira em torno da improvisação, são várias as atividades: desde espetáculos, workshops com professores que vêm de diferentes continentes, mesas-redondas, jam sessions em piqueniques, convívio, passeios turísticos e muitas mais. Haverá programa para todas as pessoas, desde iniciantes a experientes, como atividades em português e inglês.
São ao todo 17 workshops, com professores a chegar de países tão distintos como Portugal, Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Israel, Holanda ou China, por exemplo. Todos com perspetivas diferentes sobre a arte de improvisar, com foco na música, na dança, em técnicas de clown ou até em como improvisar personagens vilãs em teatro.
Dezassete é também o número de espetáculos, ao longo dos cinco dias do festival, também eles com intérpretes provenientes de vários países, alguns resultantes dos workshops realizados. Os espetáculos poderão ser em português, inglês, castelhano ou em gibberish.
Luana Proença, curadora do festival, diz: “A comunidade de improvisação em Portugal tem crescido bastante, com vários grupos de qualidade e/ou apenas curiosos. O Irreverente pretende promover a partilha entre a comunidade e trazer outras experiências de fora, para que possa crescer. Sejam improvisadores experientes, iniciantes ou apenas curiosos, há lugar no Irreverente para quem quiser, seja nos workshops, seja a assistir aos espetáculos com grupos nacionais e estrangeiros de grande qualidade.”
O Irreverente acontecerá de 26 a 30 de julho, no Centro Cultural de Moscavide, em Lisboa. As inscrições estão já abertas, e para os interessados em fazer mais do que uma atividade, o pacote Early Bird já se encontra disponível. Custa 65€, dá acesso a todos os espetáculos e tem ainda 20% de desconto nas inscrições nos workshops. Pode consultar o programa em https://irreverentefest.wixsite.com/irreverente.