terça-feira, 5 de abril de 2022

Sistema EOS da Canon celebra o seu 35º aniversário




A Canon Inc. comemora o 35º aniversário do lançamento do Sistema EOS, que inclui as câmaras de objetivas intermutáveis da série EOS, bem como uma gama diversa de acessórios, a começar pelas objetivas intermutáveis EF.

O Sistema EOS da Canon foi apresentado em 1987, com o lançamento da câmara SLR EOS 650 e as objetivas EF1. Com a sigla EOS, que significa “Electro Optical System” (Sistema Ótico Eletrónico) e também faz referência à deusa grega do amanhecer (Eos – aurora), esta gama foi anunciada como o primeiro sistema do mundo com montagem totalmente eletrónica. Assim nasceu uma nova geração de câmaras reflex com focagem automática (AF SLR).

Durante a era das câmaras de rolo fotográfico, as EOS SLR conquistaram grande sucesso entre um vasto leque de utilizadores, devido às suas tecnologias e designs inovadores. Nesse período, a empresa lançou o modelo profissional de ponta EOS-1, em 1989, e conseguiu ampliar ainda mais a gama EOS, bem como os seus fãs, com a introdução da compacta e leve EOS Kiss (EOS Rebel XS e EOS 500 noutras regiões).

Após a introdução da EOS D30 em 2000, quando a popularidade das câmaras DSLR atingiu o auge, a Canon desenvolveu ainda mais modelos inovadores, como a câmara profissional EOS-1D (2001), que oferecia alta velocidade e excelente qualidade de imagem; a EOS Kiss Digital (2003), conhecida como EOS Digital Rebel ou EOS 300D noutras regiões, que atraiu o interesse de uma gama ainda mais vasta de utilizadores; e a EOS 5D Mark II (2008), que permitia a gravação de vídeo Full HD, sempre com vista a oferecer produtos que dessem resposta contínua aos conceitos-chave da empresa, como alta velocidade, facilidade de utilização e qualidade de imagem irrepreensível. Em 2012, a tecnologia de vídeo EOS foi convertida para o âmbito B2B através do Sistema EOS Cinema, marcando a entrada da Canon na indústria da produção de vídeo.

Desde então, a Canon continuou a procurar apoiar uma variedade de utilizadores cada vez maior. Em 2018, o Sistema EOS R nasceu do desejo de desenvolver a baioneta ideal e maximizar o interesse nas novas objetivas RF. Em 2020, a empresa deu seguimento a este propósito com a EOS R5, a primeira câmara digital do mundo com capacidade de gravação em 8K. Já no ano passado, a Canon apresentou a EOS R3, incorporando a função AF de controlo ocular, e o Sistema EOS VR, para gravar conteúdos de Realidade Virtual (VR, na sua sigla em inglês).

Permitindo a expressão visual através da fotografia, do vídeo e até de conteúdos VR, o Sistema EOS amplia as possibilidades criativas com uma extensa linha de produtos, incluindo um total de 21 câmaras da série EOS e 104 lentes RF e EF. Para além disso, para confirmar a constante expansão da sua base de utilizadores, a Canon mantém há 18 anos consecutivos – desde 2003 até hoje – a posição de liderança no market share de câmaras digitais de lentes intermutáveis em todo o mundo.

A Canon pretende continuar a melhorar as suas várias tecnologias de imagem, apoiando-se na sua tecnologia ótica principal, para criar um Sistema EOS exponencialmente poderoso e que dê resposta às exigências de todos os utilizadores, para difundir ainda mais a cultura da fotografia e do vídeo.