quinta-feira, 21 de abril de 2022

Um livro sobre a atualidade do pensamento político para leitores de esquerda e direita



O que é hoje ser de direita ou de esquerda? E que significa ser liberal? De onde vem a atual vaga de movimentos populistas? O que explica o aumento da polarização e o clima de guerra cultural que se vive hoje em muitas sociedades? E qual é o papel das redes sociais neste estado de coisas?

Política a 45 Graus, o primeiro livro do economista José Maria Pimentel, autor do premiado podcast 45 Graus, reflete sobre estas questão e muitas outras. Trata-se de uma leitura de introdução ao pensamento político e às grandes questões da atualidade (polarização, populismo, fake news, redes sociais…), com intervenções de alguns dos maiores especialistas portugueses nestas áreas, e não só, como Daniel Oliveira, Adolfo Mesquita Nunes, Isabel Moreira, Rui Tavares, Francisco Mendes da Silva, Pedro Magalhães, Susana Peralta, Ricardo Araújo Pereira, Carlos Moedas ou Desidério Murcho e reflexões críticas do autor.

«Este livro é uma viagem intelectual. Tenho a certeza de que ao lê-lo, se mantiver a mente aberta, mudará algumas das suas convicções e matizará outras. Se não tiver uma mente aberta, então, honestamente, digo-lhe para não o ler. Será uma perda de tempo», diz o professor de Economia Luís Aguiar-Conraria, no prefácio.

O lançamento de Política a 45 Graus vai ter lugar na FNAC Colombo, em Lisboa, no dia 26 de abril, às 18h30. A apresentação estará a cargo do advogado Francisco Mendes da Silva e da professora de Economia Susana Peralta.

Sobre o Autor

José Maria Pimentel é autor do podcast independente 45 Graus (inserido na rede de podcasts do jornal Público), um espaço de conversa e debate de ideias com especialistas e pensadores de áreas tão diversas como ciência, política, cultura, filosofia, economia e sociedade. Participa também no podcast de comentário político Trinta por uma linha. É economista de formação, com mestrado em Economia Internacional e Finanças pela Universidade de Tilburg, na Holanda, e um MBA («Lisbon MBA») pela Católica-Lisbon e Nova SBE. Tem carreira profissional no sector financeiro e atividade docente no ISCTE-IUL (anteriormente, também na Nova SBE).