Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
A Cidade Perdida
Sandra Bullock dá vida a Loretta Sage, uma famosa escritora de romances de aventura em que relata as grandes façanhas de Dash McMahon, um destemido (e muito bem-parecido) herói. Durante a digressão de promoção do seu último livro, em que é acompanhada por Alan (Channing Tatum), um modelo contratado para personificar Dash, Loretta é raptada. O raptor é Abigail Fairfax (Daniel Radcliffe), um milionário crente na existência do tesouro da cidade perdida descrito no livro, que necessita das suas indicações para o encontrar. Alan, cansado da sua mísera função de figurante – mas também porque está secretamente apaixonado por Loretta –, decide que é o momento de encarnar verdadeiramente o papel de herói e embarca numa aventura para a salvar. Para o apoiar, contrata o experiente Jack Trainer (Brad Pitt), um ex-SEAL que se tornou agente da CIA.
Uma comédia de aventura realizada pelos irmãos Aaron e Adam Nee (responsáveis por “Band of Robbers”), segundo um argumento seu, de Oren Uziel e Dana Fox.
Demoníaco
Carly aceita participar numa experiência médica que lhe permite entrar no cérebro de Angela, a mãe, que já não via há anos e que se encontra em estado de coma. O objectivo é perceber o que a terá levado a assassinar 21 pessoas. A acompanhar todo o processo estão Michael e Daniel, dois dos cientistas responsáveis pelo estudo. Tudo parece correr como o previsto, com Carly a aceder à mente da progenitora. Nessa dimensão, a rapariga descobre que um demónio controlou a mente de Angela e que foi às suas ordens que ela cometeu os crimes. Em pânico, Carly regressa ao seu corpo. Contudo, a partir desse dia, começa a sentir algo a tentar controlar a sua vontade.
Escrito e realizado pelo sul-africano Neill Blomkamp ("Distrito 9", "Elysium", “Chappie”), o filme tem Carly Pope, Chris William Martin, Michael J Rogers, Nathalie Boltt e Terry Chen nos principais papéis.
Os Mauzões
O Sr. Lobo, o Sr. Cobra, o Sr. Piranha, o Sr. Tubarão e a Sr.ª Tarântula tornaram-se lendários pelos mais diversos crimes, nunca desiludindo a sua legião de fãs. Mas a vida muda, as prioridades alteram-se e chega o momento por que ninguém esperava: o arrependimento de tantas malfeitorias e uma estranha necessidade de redenção. É assim que, com a ajuda do Professor Marmalade, resolvem seguir o caminho do bem. Mas o desafio, para quem levou a vida dedicada à vilania, é muito mais difícil do que poderiam imaginar.
Produzida pela DreamWorks Animation e distribuída pela Universal Pictures, esta comédia de animação marca a estreia em realização de Pierre Perifel. O argumento, escrito por Etan Cohen, inspira-se no livro infantil de Aaron Blabey. Na versão original, as vozes são de Sam Rockwell, Marc Maron, Anthony Ramos, Craig Robinson e Awkwafina.