As Anavitória regressam a Portugal com concertos no dia 11 de maio, no Porto (Casa da Música), e no dia 12, em Lisboa (Aula Magna). Trata-se de uma apresentação acústica, voz e violão, em que as artistas cantam os maiores sucessos da carreira iniciada em 2015. As apresentações fazem parte de uma digressão europeia que irá passar também por Dublin, Londres, Paris, Barcelona e Madrid. O duo é formado por Ana Caetano e Vitória Falcão.
“Voltar a nos apresentar, em qualquer lugar que seja, já tem sido uma felicidade! Estar no palco de novo, depois desses dois anos, nos traz uma consciência ainda maior da importância desse espaço nas nossas vidas e no nosso coração. Portugal sempre nos abraçou, desde o comecinho. Nos sentimos muito em casa e voltar para casa é sempre maravilhoso. Estamos agradecidas e felizes por, enfim, poder encontrar nosso público português”, disse a dupla, que tem um carinho especial pelo país.
“Portugal foi o nosso primeiro destino internacional da vida! Lembramos da sensação de deslumbre de olhar as ruas, as pessoas…tudo nos encantou e o conforto da língua foi a cereja do bolo! Nos identificamos muito com esse cenário e aprofundamos relações de amizade e parceria por conta disso”, completaram.
As brasileiras, donas do êxito "Trevo (Tu)", que chegou a figurar entre as músicas mais tocadas nas rádios portuguesas com uma gravação com Diogo Piçarra, em 2017, são vencedoras de quatro Grammys Latinos (duas vezes como Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (2019 e 2020) e duas vezes como Melhor Canção em Língua Portuguesa (2017 e 2021).
A canção "Lisboa", composta por Ana Caetano durante sua última visita à cidade, foi laureada com o Grammy Latino em 2021 na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. A música tem uma versão em português com a participação do cantor Lenine e em espanhol chamada Lisboa-Madrid, com o vencedor do Oscar de Melhor Canção, Jorge Drexler.
“Escrevi essa música junto com (o compositor brasileiro) Paulo Novaes. Eu o conheci em Lisboa, por isso o título da canção. A partir desse primeiro encontro, nos tornamos grandes amigos e cúmplices de composição. Vivemos dias lindos na cidade. Quando pensamos em que nome dar, foi fácil escolher”, contou Ana.