Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Foxfire - Raposas de Fogo
Nova Iorque, década de 1950. Várias raparigas, fartas dos abusos que sofrem diariamente na fábrica onde trabalham, decidem juntar-se e criar um grupo só de mulheres a que dão o nome de Foxfire. Cada uma delas possui uma tatuagem que as identifica e as liga àquilo em que acreditam. O que pretendem é libertar-se da opressão de uma sociedade machista que pouco valoriza o sexo feminino. Assim, de forma a marcar posição, decidem usar de todos os métodos para se vingarem das humilhações sofridas nas mãos dos homens….
Com realização do francês Laurent Cantet (“Recursos Humanos”, “A Turma”), é a adaptação da obra homónima escrita pela americana Joyce Carol Oates.
99 Casas
Recentemente desempregado e a atravessar um momento particularmente difícil, Dennis Nash (Andrew Garfield) vive com o filho pequeno e a mãe (Laura Dern). Um dia é-lhe anunciado que foi alvo de penhora e que tem apenas algumas horas para abandonar a casa onde vive. Rick Carver (Michael Shannon), o responsável pelo despejo, é um homem implacável que fez fortuna no negócio de penhoras. Ao perceber o seu desespero, Carver propõe algo inesperado: que aceite trabalhar para ele. Esta proposta, apesar da aversão que lhe causa – pois obriga-o a despejar famílias nas mesmas circunstâncias –, é a luz ao fundo do túnel que precisava. Porém, à medida que vai cedendo às condições de Carver, Nash vê-se a entrar numa espiral de raiva, rancor e desejo de vingança que nunca poderia imaginar.
Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, um filme dramático realizado por Ramin Bahrani (“Goodbye Solo”, “A Qualquer Preço“) segundo um argumento seu em parceria com o também realizador e argumentista Amir Naderi.
Point Break - Caçadores de Emoções
Luke Bracey é Utah, um jovem agente do FBI cuja missão é infiltrar-se num grupo de surfistas suspeito de uma série de assaltos no Sul da Califórnia (EUA). Mas depressa se sente seduzido pelo líder do grupo, Bodhi, um homem generoso e totalmente viciado em adrenalina, que está disposto a tudo para estar bem com a vida e sentir fortes emoções. Por seu lado, Bodhi aprende a gostar dele, integrando-o no grupo como um dos seus. Mas esta relação de proximidade e companheirismo vai pôr em causa a missão de Utah, que acabará por ser posto em causa pela própria agência…
Com assinatura de Ericson Core (“Invencível”), “Point Break – Caçadores de Emoções” é o remake do filme “Ruptura Explosiva” realizado, em 1991, por Kathryn Bigelow (“Estado de Guerra”, “00:30 A Hora Negra”) e que contou com Keanu Reeves e Patrick Swayze como protagonistas.