quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Liberdade da Cultura - Preparar o 25 de Abril


O 25 de Abril de 1974 marca um tempo de viragem na história do país. O que tornou possível esse marco tão importante na linha da história é vasto, merecendo aqui lembrança uma faceta menos recordada da preparação da democracia portuguesa. 
«Os testemunhos, os relatos, as referências humanas que aqui se lêem constituem a demonstração de que o compromisso institucional que foi possível consolidar depois de 25 de Abril de 1974 não surgiu por acaso. Deveu-se ao empenhamento intelectual e cívico de um conjunto fascinante de personalidades que acreditaram na força das relações humanas e na importância crucial da liberdade», pode ler-se no texto introdutório de Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura e coordenador desta obra.
Um livro com histórias e testemunhos que abordam um tempo que conduziu à liberdade e à democracia.

Sobre o Autor

Guilherme d’Oliveira Martins (n. 1952) é Presidente do Centro Nacional de Cultura, ensaísta e docente universitário. Desempenha as funções de Presidente do Tribunal de Contas (desde 2005) e foi Secretário de Estado da Administração Educativa, Ministro da Educação, Ministro da Presidência e das Finanças, deputado independente à Assembleia da República, Presidente da SEDES e Vice-Presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Coordenou, no Conselho da Europa, a redação da Convenção de Faro (2005) sobre o valor do Património Cultural na Sociedade Contemporânea, de cujos trabalhos deu conta na obra Património, Herança e Memória – A Cultura como Criação, publicada na Gradiva.