quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ser Médico - A Arte e o Ofício de Curar


O poder de curar sempre fascinou a Humanidade.

Como será a medicina do futuro? Os médicos estarão a receber a formação adequada para fazer face aos novos desafios sociais? Será possível preservar a relação íntima que se estabelece no acto médico, ou este irá ser cada vez mais impessoal?
Depois de desempenhar a profissão de médico durante quase quarenta anos, o Dr. Miquel Vilardell, Chefe de Serviço de Medicina Interna do Hospital Universitário Vall d’Hebron, reflecte nestas páginas sobre o árduo caminho do exercício da sua profissão: o nascimento da vocação, a etapa de formação, o primeiro contacto com o doente, a realidade e as dificuldades da medicina pública e privada e as perspectivas do sector.
Um olhar ao mundo da medicina, pelo punho de um médico que lutou por ser médico e que, apesar dos problemas que o sector enfrenta, reafirma o prazer que sente na sua profissão.
Um texto ditado pela experiência e a visão humana da medicina, para médicos em exercício que queiram reflectir sobre a sua profissão e para os jovens que planeiam ingressar na ciência e na arte de curar as pessoas. Um livro que aproximará todos os leitores do mundo fascinante da medicina.

Sobre o Autor

Miquel Vilardell (n. 1946) é licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade de Barcelona e catedrático de Medicina na Universidade Autónoma de Barcelona. É Chefe de Serviço de Medicina Interna no Hospital Universitário Vall d’Hebron, em Barcelona. Presidente da Comissão Nacional da especialidade de Medicina Interna, vice-presidente do Colégio Oficial de Medicina de Barcelona e membro de pleno direito da Real Academia de Medicina da Catalunha e do Instituto de Estudos Catalães.