quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A Terapia da Luz


Preocupadas em absorver os nutrientes certos, em dormir as horas necessárias e em cumprir prazos, a grande maioria das pessoas tem deixado cair no esquecimento a sua «dieta de luz». Com o livro «A Terapia da Luz», o especialista de renome mundial em Fototerapia Karl Ryberg relembra que a luz é a fonte primária de energia para todas as formas de vida – incluindo a do ser humano –, sendo por isso essencial que cada um aprenda a usar a luz natural para benefício da sua saúde e felicidade. 

«A dependência da iluminação elétrica afeta a nossa saúde de muitas formas, refletindo-se em perturbações do sono, aumento de peso e muitos outros problemas de saúde», revela o autor no início do seu livro. Ryberg explica ao longo dos vários capítulos o porquê da luz trémula de equipamentos eletrónicos, bem como da luz branca de espaços fechados, serem um tormento para os olhos e para o cérebro, partilhando conselhos e exercícios para que cada pessoa consiga aproveitar melhor a luz natural no seu dia-a-dia. O autor revela ainda curiosidades sobre o funcionamento dos olhos e do cérebro: «A luz do céu é o segundo componente, e o menos óbvio, da luz do dia. É basicamente a luz do sol difundida e vê-se quando se olha para o astro. As ondas azuis dispersam-se mais do que qualquer outra cor, e é por isso que, quando olhamos para cima, temos uma impressão de céu azul.»

Em «A Terapia da Luz», que chegou às livrarias a 9 de novembro, o especialista no uso de luz de precisão para fins estéticos e terapêuticos explica como a luz afeta o bem-estar de cada pessoa, procurando motivar o leitor a trazer mais luz solar para a sua vida, uma vez que toda a biologia humana está codificada de acordo com esta.

Sobre o Autor

Karl Ryberg é arquiteto e psicólogo. É especializado no uso de luz de precisão para fins estéticos e terapêuticos. Dirige o Instituto Monocrom, em Estocolmo, e é um especialista de renome mundial em Fototerapia.