Catarina Molder está de volta com Super Diva e, assim, contribuir para uma maior divulgação da ópera. Depois do sucesso das séries anteriores, a RTP2 aposta na 3ª série deste formato inovador, para levar o público numa viagem "com muita adrenalina" ao mundo da ópera. É só "abrir os ouvidos e o coração e deixar a emoção entrar!"
Com autoria e apresentação da soprano Catarina Molder, que nesta nova série assina também a realização, Super Diva – Ópera para Todos volta a entrar em ação com novas super óperas para desvendar nas noites de quinta-feira da RTP2.
Nunca antes uma série portuguesa contou com os maiores artistas de ópera do mundo, como Antonio Pappano, maestro e diretor da Royal Opera House; Kasper Holten, encenador dinamarquês; Calixto Bieito, controverso encenador catalão; Rolando Villázon, tenor, encenador, escritor e apresentador; as meios-sopranos Gaëlle Arquez, Magdalena Kožená; a mítica Fiorenza Cossoto; Paulo Ferreira, o tenor português mais internacional; as aclamadas sopranos Kristīne Opolais e Sonya Yoncheva; o baixo-barítono Luca Pisaroni ou ainda o neurocientista António Damásio, que realizam as suas confissões operáticas sem tabus ou preconceitos.
Em cada programa abordaremos uma Super Ópera e desvendamos a sua história e o seu contexto na rubrica “Investigação Operática”, assinada pelo musicólogo Rui Vieira Nery. Vamos transformar igualmente as árias mais emblemáticas em curtas metragens empolgantes, condensando a tragédia da ópera inteira, transportada para outro tempo e lugar e com outros níveis de leitura, pela mão do realizador de cinema João Vladimiro em “Super Ária”.
Em estreia absoluta na televisão, com “Twitter Opera” vamos poder assistir a breves óperas no formato de curta-metragem. Um trabalho realizado por João Vladimiro e Catarina Molder e especialmente encomendadas aos compositores Luís Soldado e Nuno Côrte-Real. Contamos igualmente com um twitter ópera de António Chagas, que irá refletir sobre a vida contemporânea em estreita ligação com a temática fundamental de cada ópera, com libretos de Rui Zink e de Catarina Molder.
O “Consultório Operático” responde a perguntas do público que chegam das formas mais inusitadas sobre o universo fascinante da ópera, da voz e outras curiosidades líricas!
E ainda vamos poder ver grandes músicos e bandas portuguesas de fado, pop, eletrónica e jazz, desde os Dead Combo passando por Cassette Pirata, Iguana Garcia, Mr Gallini ou Ricardo Toscano Quarteto até Pedro Moutinho, a oferecerem-nos versões irresistíveis de grandes hits operáticos na rubrica “Misturas Líricas”.
Super Diva – Ópera para Todos, uma produção Ópera do Castelo Produções, que leva esta forma de arte total à televisão portuguesa e ao Mundo na nova versão em inglês, concretizando a convicção de que a ópera vai ganhar novos adeptos! Dia 6 de Dezembro, às 23h05, na RTP2.