terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Super Diva – Ópera para Todos com Catarina Molder na RTP2


Catarina Molder está de volta com Super Diva e, assim, contribuir para uma maior divulgação da  ópera. Depois do sucesso das séries anteriores, a RTP2 aposta na 3ª série deste formato inovador, para levar o público numa viagem "com muita adrenalina" ao mundo da ópera. É só "abrir os ouvidos e o coração e deixar a emoção entrar!"

Com autoria e apresentação da soprano Catarina Molder, que nesta nova série assina também a realização, Super Diva – Ópera para Todos volta a entrar em ação com novas super óperas para desvendar nas noites de quinta-feira da RTP2.

Nunca antes uma série portuguesa contou com os maiores artistas de ópera do mundo, como Antonio Pappano, maestro e diretor da Royal Opera House; Kasper Holten, encenador dinamarquês; Calixto Bieito, controverso encenador catalão; Rolando Villázon, tenor, encenador, escritor e apresentador; as meios-sopranos Gaëlle Arquez, Magdalena Kožená; a mítica Fiorenza Cossoto; Paulo Ferreira, o tenor português mais internacional; as aclamadas sopranos Kristīne Opolais e Sonya Yoncheva; o baixo-barítono Luca Pisaroni ou ainda o neurocientista António Damásio, que realizam as suas confissões operáticas sem tabus ou preconceitos.

Em cada programa abordaremos uma Super Ópera e desvendamos a sua história e o seu contexto na rubrica “Investigação Operática”, assinada pelo musicólogo Rui Vieira Nery. Vamos transformar igualmente as árias mais emblemáticas em curtas metragens empolgantes, condensando a tragédia da ópera inteira, transportada para outro tempo e lugar e com outros níveis de leitura, pela mão do realizador de cinema João Vladimiro em “Super Ária”.

Em estreia absoluta na televisão, com “Twitter Opera” vamos poder assistir a breves óperas no formato de curta-metragem. Um trabalho realizado por João Vladimiro e Catarina Molder e especialmente encomendadas aos compositores Luís Soldado e Nuno Côrte-Real. Contamos igualmente com um twitter ópera de António Chagas, que irá refletir sobre a vida contemporânea em estreita ligação com a temática fundamental de cada ópera, com libretos de Rui Zink e de Catarina Molder.

O “Consultório Operático” responde a perguntas do público que chegam das formas mais inusitadas sobre o universo fascinante da ópera, da voz e outras curiosidades líricas!

E ainda vamos poder ver grandes músicos e bandas portuguesas de fado, pop, eletrónica e jazz, desde os Dead Combo passando por Cassette Pirata, Iguana Garcia, Mr Gallini ou Ricardo Toscano Quarteto até Pedro Moutinho, a oferecerem-nos versões irresistíveis de grandes hits operáticos na rubrica “Misturas Líricas”.

Super Diva – Ópera para Todos, uma produção Ópera do Castelo Produções, que leva esta forma de arte total à televisão portuguesa e ao Mundo na nova versão em inglês, concretizando a convicção de que a ópera vai ganhar novos adeptos! Dia 6 de Dezembro, às 23h05, na RTP2.