quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

"Alva" de Ico Costa estreia em Roterdão


Alva, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza entre 23 de Janeiro e 3 de Fevereiro 2019, na secção competitiva Bright Future.

Co-produzido pela Terratreme (PT), Un Puma (AR), La Belle Affaire Productions (FR) e Oublaum Filmes (PT) o filme conta a história de Henrique, um homem que vive sozinho no interior de Portugal, que após ter-lhe sido retirada a custódia das filhas, certo dia sai em busca da psicóloga encarregada do processo para obter algum tipo de vingança. A partir desse momento esconde-se na floresta por vários dias, tentando não mais que sobreviver.

Da filmografia de Ico Costa incluem-se as curtas Libhaketi (2012), Quatro Horas Descalço (2012), Corrente (2013), Antero (2014) e Nyo Vweta Nafta (2017), e o documentário Barulho, Eclipse (2017). O seu trabalho tem vindo a ser exibido em vários festivais, como Semana da Crítica em Cannes, Locarno, Roterdão, Roma, Cinéma du Réel, New Directors/New Films, Oberhausen, Jihlava, Vila do Conde, IndieLisboa, DocLisboa, entre muitos outros.