quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Estreias de cinema de 20 de Dezembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Regresso de Mary Poppins

Londres, década de 1930. Passados 20 anos, Mary Poppins, a ama com poderes mágicos criada por P.L. Travers, volta para ajudar a família Banks, que está a tentar ultrapassar uma tragédia. Michael e Jane, as crianças da história original, são agora crescidas e, no caso de Michael, já têm os seus próprios filhos, mas precisam da ama mais do que nunca. Para assisti-la, Jack, que trata dos postes de iluminação pública e era aprendiz de Bert, o limpa-chaminés/faz-tudo do original.

Assinada por Rob Marshall, o ex-dançarino transformado em realizador de filmes como "Chicago" ou "Caminhos da Floresta", esta sequela chega 54 anos após "Mary Poppins", o filme de Robert Stevenson. No elenco, Emily Blunt como Poppins, Lin-Manuel Miranda como Jack, Ben Wishaw como Michael e Emily Mortimer como Jane. Além deles, participam também Julie Walters, Colin Firth, Angela Lansbury e Meryl Streep. Dick Van Dyke é o único actor do original que regressa. 



Bumblebee

Os robôs humanóides autobots têm de abandonar Cybertron, o seu planeta natal, e rumar à terra. Só que, no caminho, são parados pelos decepticons, os seus inimigos, acabando por ir para vários lados do universo em vez do seu destino final. Um autobot, B-127, que se transforma num Volskwagen Carocha, chega ao nosso planeta em 1987, e é logo visto como uma ameaça. Na Califórnia, faz uma amiga, uma adolescente solitária cujo pai morreu, que o vai ajudar a fugir do exército e dos decepticons.

Com Hailee Steinfeld, que também é cantora e foi nomeada para um Óscar por "Indomável" em 2011, e o "wrestler" transformado em "rapper" e depois actor John Cena, este é o sexto filme da saga "Transformers" e o primeiro que não é realizado por Michael Bay. É uma prequela, com a acção a decorrer antes daquilo que é mostrado no primeiro filme da série, "Transformers", de 2007. Atrás das câmaras está Travis Knight, que se estreou na realização em 2016 com o filme de animação do estúdio Laika "Kubo e as Duas Cordas", nomeado para dois Óscares. 



A-X-L: Uma Amizade Extraordinária

Miles, um jovem californiano que pratica motocrosse, encontra um cão robótico futurista no deserto. O cão, desenvolvido em segredo por uma empresa de equipamento militar para ajudar soldados nas suas tarefas, é um valioso protótipo com inteligência artificial e escondeu-se depois de um teste que não foi bem-sucedido. Miles cria uma ligação ao robô, que se chama A-X-L, tornando-se o seu melhor amigo. Só que os criadores do cão vão fazer tudo para o ter de volta. Com a ajuda de Sara, uma amiga, Miles terá de impedir que o robô o abandone.

Esta aventura de ficção científica marca a estreia na realização de longas metragens de Oliver Daly, que expande assim a curta metragem que assinou em 2015, "Miles", financiada através de "crowdfunding". Tal como nesse filme anterior, a ideia é explorar "as fronteiras entre a humanidade e a tecnologia" no mundo do motocrosse na Califórnia.