quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Estreias de cinema de 13 de Dezembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Homem-Aranha: No Universo Aranha

Miles Morales é um adolescente comum até descobrir que depois de ter sido picado por uma aranha, adquiriu superpoderes. Fã incondicional do Homem-Aranha, ele decide seguir-lhe os passos e dá início a uma vida dupla onde se dedica a capturar vilões e salvar pessoas em perigo. É então que lhe aparece o melhor professor que alguma vez poderia desejar: o próprio Peter Parker. Agora, para enfrentar um poderoso inimigo que ameaça destruir o mundo, Morales e Parker vão procurar todos os homens-aranha existentes nos diversos universos alternativos…
Produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation, um filme de animação baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Stan Lee e publicada pela primeira vez em 1962. A realização fica a cargo de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, segundo um argumento co-escrito por Rothman e Phil Lord. Na versão original, este filme conta com as vozes de Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Jake Johnson, Liev Schreiber, Brian Tyree Henry, Luna Lauren Velez e Lily Tomlin.



Aquaman

Fruto do amor entre um humano e a rainha da Atlântica, Arthur Curry viveu toda a sua vida na superfície terrestre. Com uma estranha capacidade de comunicar com criaturas aquáticas e manipular marés, ele sempre se sentiu diferente de todos em seu redor. Até que um dia é contactado por Mera, uma jovem atlante que lhe diz que Orm, seu meio-irmão e actual rei da Atlântica, está decidido a reunir os governantes dos sete mares e atacar o mundo à superfície antes que a poluição os destrua. Para o impedir, Arthur tem de assumir o trono, proteger o seu povo, e evitar uma catástrofe sem precedentes que ameaça a extinção de toda a vida na Terra…
Com realização de James Wan ("Insidious", "Saw", “The Conjuring”) e argumento de David Leslie Johnson-McGoldrick e Will Beall, uma história de acção e aventura que pega numa das mais carismáticas personagens do universo DC Comics, que já tinha aparecido em “Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça” e “Liga da Justiça” e ganha agora o seu próprio filme. Com Jason Momoa a interpretar o papel de Aquaman, o filme conta também com a participação de Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II e Nicole Kidman. 



Girl: O Sonho de Lara

Aos 15 anos, Lara sonha em tornar-se bailarina clássica. Quando é aceite numa prestigiada escola de dança, vê aí a oportunidade por que sempre sonhou. Porém, a disciplina rígida, associada às incapacidades físicas decorrentes de ter nascido num corpo masculino, vão ser um enorme teste de resistência para ela, que ainda atravessa o longo e penoso processo de terapia hormonal que a irá, finalmente, completar a sua transição para rapariga.
Vencedor do prémio “Caméra d'Or”, “Queer Palm” e Melhor actor (Victor Polster) no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático que marca a estreia na realização do belga Lukas Dhont e cujo argumento, da autoria de Angelo Tijssens, se baseia numa história verídica.  O estreante Victor Polster dá vida à protagonista, um papel que lhe valeu o prémio de Melhor Actor na edição de 2018 do festival Queer Lisboa; Arieh Worthalter, Oliver Bodart, Katelijne Damen e Tijmen Govaerts juntam-se ao elenco.