sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

As companhias aéreas do Grupo Lufthansa alteram o modo como as milhas-prémio do Miles & More são atribuídas


As companhias aéreas do Grupo Lufthansa estão a alterar o modo como as milhas-prémio são creditadas aos participantes do programa de passageiro frequente e de fidelidade Miles & More. A partir de março de 2018, o número de milhas-prémio que será creditado basear-se-á no preço do voo, ou seja, o preço do bilhete acrescido de taxas cobradas pela respetiva companhia aérea e no estatuto de estatuto de passageiro frequente dos participantes no programa. No sistema antiga, a classe de reserva ou melhor a classe reserva e a distância da rota determinavam o número de milhas que eram atribuídas.

No futuro, os participantes do Miles & More irão receber quarto a seis milhas-prémio por cada euro gasto, correspondendo aos seus hábitos particulares de reserva e aos seus padrões de voos. O novo sistema de atribuição de milhas aplica-se a voos nas companhias aéreas do Grupo Lufthansa (Lufthansa, SWISS, Austrian, Brussels Airlines e Eurowings) assim como em todas as companhias aéreas parceiras do Miles & More, desde que o bilhete para o voo seja emitido por uma companhia aérea do Grupo Lufthansa.

Tal significa especificamente que os participantes do Miles & More irão sempre receber pelo menos quatro milhas-prémio por euro gasto em voos nas companhias aéreas mencionadas atrás. Os membros com estatuto de passageiro frequente irão receber seis milhas-prémio por cada euro em voos na Lufthansa, SWISS e Austrian Airlines, assim como na United Airlines e na Air Canada. Tal significa que as milhas-prémio de bónus que os membros com estatuto recebem por voos na rede das companhias aéreas e nos parceiros da joint venture transatlântica irão duplicar em 50 por cento, dos atuais 25 por cento. O mesmo se aplica às companhias aéreas Adria Airways, Air Dolomiti, Croatia Airlines e LOT Polish Airlines, que também participam no programa de passageiro frequente e de fidelidade Miles & More.

Em voos na Eurowings, Brussels Airlines e outras companhias aéreas parceiras do Miles & More, o bónus de milha-prémio manter-se-á nos 25 por cento, o que significa que os membros com estatuto irão receber cinco milhas-prémio por euro gasto. As milhas-prémio só podem ser creditadas de acordo com este novo sistema se os bilhetes para o voo forem emitidos por um companhia aérea do Grupo Lufthansa, e não por outras companhias aéreas.

O estatuto de passageiro frequente dos participantes, os privilégios associados a esse estatuto e a atribuição de milhas de estatuto não serão afetados pelo novo sistema para milhas-prémio. Esta alteração não irá ter nenhum impacto fundamental no número de milhas-prémio que serão distribuídas pelas companhias aéreas na globalidade nem na disponibilidade de voos-prémio.

Com esta alteração, o Grupo Lufthansa está a estabelecer um sistema flexível para a creditação de milhas-prémio que liga o número de milhas atribuídas ao preço do bilhete. Com esta alteração, o grupo de aviação líder da Europa está a premiar a compra de bilhetes mais caros de um modo mais forte do que é o caso atualmente.

O atual sistema de atribuição de milhas-prémio, que depende da classe de reserva ou melhor na classe de reserva e na distância da rota, será eliminado para voos nas companhias aéreas do Grupo Lufthansa. No futuro, as milhas-prémio só serão atribuídas de acordo com o sistema atualmente em vigor em casos muito raros. O sistema antigo só será aplicado a participantes do Miles & More a viajar numa companhia aérea do Grupo Lufthansa, quando o bilhete para o voo for emitido por uma companhia aérea fora do Grupo Lufthansa ou como parte de um pacote de viagem. Se o voo for reservado numa companhia aérea parceira diferente do Miles & More e operado por uma dessas companhias aéreas, os participantes receberão milhas de acordo com o sistema antigo.

O novo sistema de atribuição de milhas começará a ser aplicado a 12 de Março de 2018. Tal dá aos passageiros das companhias aéreas do Grupo Lufthansa e aos participantes no programa de Miles & More tempo suficiente para adaptarem os seus planos de viagem ao novo sistema de atribuição de milhas. As milhas para bilhetes que foram reservados antes de 12 de Março de 2018 serão creditadas de acordo com o sistema atual, mesmo se a viagem em si começar nesse dia ou depois.

O número de milhas-prémio que são creditadas por voo tem sido adaptado repetidamente no passado à medida que o preço dos bilhetes tem sofrido alterações, tendo baixado especialmente nas classes de reserva de preço mais baixo. O novo sistema de atribuição de milhas irá resultar numa alocação automática de milhas-prémio baseada no volume de vendas que é gerado pela venda do bilhete. Com esta decisão, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa estão a criar um sistema coerente para a atribuição de milhas-prémio. E, ao viajarem, os passageiros frequentes irão continuar a beneficiar de altos níveis de conforto e de comodidade: a distância da rota continuará a ser um fator relevante para as milhas de estatuto e os privilégios ligados de estatuto de passageiro frequente serão mantidos.