quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Macbeth volta ao D. Maria II


Até 17 de Dezembro, o D. Maria II apresenta Macbeth, uma produção do Teatro Nacional São João, com encenação de Nuno Carinhas e protagonizada por João Reis. Volvidos mais de 50 anos desde a memorável encenação da companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro, a peça maldita volta à Sala Garrett – o mesmo palco que, em 1964, foi consumido pelas chamas que devastaram o Teatro do Rossio.

Pela primeira vez no seu trajeto de encenador, Nuno Carinhas enfrenta uma obra de William Shakespeare, e começa por esse nome que atrai todos os superlativos: Macbeth, a mais veloz, a mais enigmática, a mais maligna ou até a mais moral das tragédias daquele que ousou inventar o humano.

Com um elenco de atores que conhecemos das mais marcantes produções do Teatro Nacional São João, Macbeth traz de volta João Reis para agora interpretar o mais sinistro dos protagonistas shakespearianos, cuja imaginação, todavia, não pode deixar de nos fascinar e a cuja desoladora sorte é-nos impossível ser indiferentes. "Quanta vez a voz da escuridão nos diz verdades, bagatelas honestas para atrair-nos ao mais fundo dos fins?”