quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Carro clássico do rei Felipe VI de Espanha em leilão


Até dia 27 de Dezembro, a Catawiki (www.catawiki.pt), portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento, conta com o leilão de um Volvo 480 ES coupé, um dos primeiros carros do rei Felipe VI de Espanha. O gosto da família real espanhola pelo mundo automobilístico é conhecido, não sendo a primeira vez que um dos clássicos que pertenceu à família real espanhola está agora em leilão na plataforma da Catawiki.

O clássico desportivo vermelho, que pertenceu ao monarca espanhol entre 1986 e 1988, foi utilizado em várias ocasiões. Trata-se do segundo carro pessoal que Felipe VI teve, sendo o primeiro um Seat Ibiza 1.5.

O Volvo 480 ES coupé foi o primeiro modelo desportivo da marca sueca em mais de uma década e o primeiro com tração dianteira, contando ainda com características únicas a nível estético.  O comprimento de 4,26 metros combina de forma sofisticada com as linhas habituais de um carro desportivo, sendo na época um veículo destinado a um público mais jovem. Relativamente à mecânica, o motor de 109 cavalos permitia passar de 0 a 100km/hora em apenas 9,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/hora.

O gosto de Felipe VI por carros surgiu desde cedo, incentivado pelo seu pai quando, aos seis anos de idade recebeu o primeiro kart vermelho e, mais tarde, um buggy 600. Este Volvo foi adquirido pelo próprio rei Juan Carlos para oferecer ao seu filho, existindo também registos de que foi utilizado por si e pela rainha Sofia durante as suas estadias de verão na ilha das Baleares. Em 1988 a casa real decide vender o carro, passando-o para colecionadores privados e atualmente em leilão na plataforma da Catawiki.


Com pouco mais de três décadas, o clássico que pertenceu ao monarca espanhol encontra-se em perfeitas condições e está totalmente operacional. Ao longo dos anos não sofreu restaurações profundas, tendo apenas sido pintado recentemente para manter a característica vermelha em termos de cor. O carro marca 155 mil quilómetros e tem toda a documentação que comprova o facto de ter pertencido ao rei Felipe VI.

“Leiloámos há alguns meses na nossa plataforma um carro que pertenceu ao rei Juan Carlos depois de ter sido proclamado como monarca, um Mercedes blindado que alcançou 39.500 euros em leilão. Neste caso, trata-se de um carro pessoal de Felipe VI, pelo que acreditamos que seja um leilão com um elevado número de licitações, não tanto pelas características do carro em si, mas pela história que o acompanha. Trata-se assim de uma peça única para colecionadores, estimamos que possa alcançar um valor de leilão superior a 23 mil euros”, explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal.