quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Estreias de cinema de 7 de Dezembro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Derradeira Viagem

Dezembro de 2003. Doc (Steve Carell) visita Sal (Bryan Cranston), um ex-colega dos tempos em que esteve na Marinha. No dia seguinte, os dois vão procurar o pastor Richard (Laurence Fishburne), companheiro de ambos no Vietname. Ao conversarem sobre as suas vidas, Doc explica-lhes a razão do seu súbito reaparecimento: a mulher faleceu recentemente e ele precisa que o acompanhem ao funeral de Larry, o seu único filho, que foi morto no Iraque. Juntos, os três amigos vão fazer uma longa viagem que vai expor feridas que há muito julgavam saradas...
Uma comédia dramática com assinatura de Richard Linklater ("Antes do Amanhecer", "Antes do Anoitecer" e "Antes da Meia-Noite", "Boyhood: Momentos de Uma Vida") que adapta a obra homónima escrita, em 2005, pelo norte-americano Darryl Ponicsan. A história de "Derradeira Viagem" é a sequela da obra "O Último Dever", também da autoria de Ponicsan, sobre a vida dos três protagonistas durante os anos de conflito. Essa história foi também adaptada ao grande ecrã em 1973 por Hal Ashby, e contou com Jack Nicholson, Randy Quaid e Otis Young como protagonistas. 



Paddington 2

Paddington, um jovem urso-pardo originário das florestas do Peru, vive agora em Windsor Gardens, Londres, com a família Brown, que o adoptou como se fosse do próprio sangue. Toda a vizinhança se habituou à sua presença no bairro e ele sente-se muito feliz por fazer parte da comunidade. Com o aproximar do 100.º aniversário da sua tia preferida, Paddington decide que tem de encontrar um presente perfeito. Depois de muito procurar, encontra algo muito especial numa loja de antiguidades: um livro em 3D sobre Londres. Quando se apercebe do elevado preço do livro, oferece-se para fazer alguns trabalhos em troca de algum dinheiro extra. Quando finalmente consegue a quantia exacta para o comprar, descobre que o livro foi roubado. Para piorar, ao perceberem todo o interesse de Paddington pelo objecto, as autoridades acabam por considerar que foi ele o responsável pelo roubo. O ursinho acaba encarcerado numa prisão de alta segurança. É então que os Brown, empenhados em fazer justiça e retirar o amigo da cadeia, se juntam para encontrar o verdadeiro culpado…
Com realização e argumento de Paul King ("Bunny and the Bull","Paddington"), é o segundo filme a adaptar ao grande ecrã a simpática personagem criada, em 1958, por Michael Bond, e cujos livros correram o mundo em mais de 30 línguas diferentes. O elenco conta com Ben Whishaw (voz do urso Paddington), Hugh Bonneville, Sally Hawkins, Brendan Gleeson, Julie Walters, Jim Broadbent, Peter Capaldi e Hugh Grant.



A Casa Torta

Aristide Leonides, um imigrante que fez fortuna em Inglaterra, é encontrado morto na sua mansão em circunstâncias suspeitas. Com ele viviam três gerações desta grande família: a mulher – 50 anos mais jovem –, dois filhos, duas noras, três netos e uma cunhada (irmã da primeira esposa). Sophia, uma das suas netas, procura Charles Hayward, um detective (e ex-amante), para desvendar o caso sem chamar demasiada atenção sobre a sua família. Charles concorda em ir com ela à mansão para avaliar todas as possibilidades. Ali vai perceber que todos, sem excepção, teriam os seus próprios motivos para assassinar o patriarca. E sabe que, para a sua investigação, todos os detalhes são importantes…
Baseado no romance homónimo de Agatha Christie, um filme realizado por Gilles Paquet-Brenner ("O Seu Nome Era Sarah", "Lugares Escuros"). Os actores Max Irons, Glenn Close, Terence Stamp, Max Irons, Stefanie Martini, Gillian Anderson e Christina Hendricks dão vida aos personagens.