segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Reportagem - Tap Factory no Tivoli BBVA



O Tivoli BBVA em Lisboa recebeu no passado fim de semana o espectáculo Tap Factory, onde os ritmos do sapateado, da percussão se juntam á comédia e às acrobacias.

Se á primeira vista pode parecer semelhante a outros espectáculos que já visitaram o nosso país, o Tap Factory rapidamente se diferencia.

O humor é presença constante durante toda a actuação e desengane-se quem pensa que é um humor verbal, muito pelo contrário pois o humor é físico, é inocente e acaba por nos fazer rir de situações do quotidiano que de outra forma seriam encaradas de forma séria.
O ambiente cénico faz-nos lembrar um qualquer estaleiro de obras onde sobressaem bidons, uma bateria (único instrumento musical dito comum utilizado durante o espectáculo), e outros objectos que nos irão dar música durante perto de 80 minutos .

Como o nome indica o sapateado é a estrela deste Tap Factory ( ou fábrica do sapateado em tradução literal), no entanto os sons que acompanham o espectáculo são feitos com muitos outros "instrumentos", sendo eles: um escadote, vassouras, latas de cerveja, areia, bidons, entre outros.
Os ritmos são contagiantes e levam-nos a querer levantar da cadeira e dançar a cada som produzido pelos 6 fantásticos e incansáveis artistas.

"Tap Factory" brinda-nos ainda com alguns números compostos por acrobacias de cortar a respiração, uma dessas actuações mistura os sons da bateria com o da flauta dando um misticismo acrescido a esta forma de arte.

Neste 10° aniversário de "Tap Factory" a produção portuguesa não esconde o orgulho do percurso da equipa que já realizou mais de 500 espetáculos nesta primeira década de atuações em países como Colômbia, Holanda, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos e Arábia Saudita.

A cereja no topo do bolo acabaram por ser às crianças presentes na sala pois com a sua inocência e riso sincero viriam a contagiar o restante público e a influenciarem positivamente os artistas em palco .
Venham mais 10 anos de "Tap Factory" porque o mundo precisa de mais espectáculos assim.

Texto de Rui Costa Cardoso