terça-feira, 25 de outubro de 2022

500 anos depois… Ainda vale a pena celebrar o herói



Planeta Magalhães – Por onde Andaste, Fernão? é o livro infantojuvenil de estreia de Mário Augusto. O livro, que se baseia na série de televisão Planeta Magalhães, relata de forma apelativa e condensada a epopeia de Fernão de Magalhães. Conta-nos toda a aventura do navegador português que, ao serviço da Coroa espanhola, protagonizou a maior viagem da Humanidade acrescentando novo conhecimento ao mundo de 1500. Foi considerado o primeiro a fazer uma viagem de circum-navegação da Terra.

O navegador português planeou e liderou a expedição que, concluída pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, se tornaria na primeira volta ao globo, confirmando entre outras coisas que a Terra é realmente redonda, bem maior do que antes se pensava, e que contornando o continente americano, mundo novo nessa altura, e atravessando o até então desconhecido oceano Pacífico, existia um novo caminho para chegar às tão cobiçadas especiarias.

Este livro, que contém ilustrações de Raquel Costa, é também interativo: contém secções intituladas VER + (ligação ao episódio da série) e OUVIR + (curiosidades e conteúdo original, narrado pelo próprio Mário Augusto).

Desenvolvido em parceria com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, este livro foi incluído no Programa Oficial das Comemorações e considerado um contributo importante para o enriquecimento do acervo bibliográfico infantojuvenil associado à expedição planeada e liderada por Fernão de Magalhães.

Nas livrarias a 27 de outubro.

Sobre o Autor e a Ilustradora 

Mário Augusto é jornalista de televisão desde 1986, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão portuguesa, Janela Indiscreta, programa que em 2018 foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa. Nasceu em São Félix da Marinha, perto de Espinho, cidade onde vive, uma paisagem à beira-mar que não troca por nada.